
O Círio de Nazaré é, sem dúvida, o auge da fé católica no Pará, e um dos maiores eventos religiosos do mundo. No entanto, para os milhares de devotos espalhados por Belém e região, a celebração à Virgem Maria não se encerra ali. Pelo contrário: outubro marca apenas o início de uma longa caminhada de fé que se estende pelos meses seguintes.
Conteúdo Relacionado
- FOTOS: veja momentos emocionantes do Círio de Nazaré
- Círio, Papa e mais: Arquidiocese de Belém encanta ao entrar na trend Pixar
De setembro a dezembro, a Região Metropolitana de Belém (RMB) é palco de outras expressivas procissões marianas e festas de padroeiros locais. De acordo com a Arquidiocese de Belém, diversas paróquias organizam seus círios ao longo do segundo semestre, reforçando a espiritualidade comunitária e mantendo acesa a chama da devoção.
Fé que percorre bairros, distritos e ilhas
Em setembro, o calendário começa com o Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio, celebrado no primeiro domingo do mês, em Belém. Já em outubro, Cotijuba e Benevides homenageiam São Francisco de Assis no mesmo fim de semana da grande procissão da capital, dedicada a Nossa Senhora de Nazaré.
Em novembro, os olhares se voltam para Marituba, que também realiza seu Círio de Nazaré no segundo domingo. O mês encerra com homenagens a Nossa Senhora das Graças, celebrada tanto em Ananindeua quanto em Icoaraci, sempre no quarto domingo.
Já dezembro reúne uma série de celebrações tradicionais, como o Círio de Santa Bárbara (na cidade homônima) e o da Imaculada Conceição (em Outeiro, Mosqueiro e Benevides), todos no primeiro domingo. A fé segue até o Natal, com os círios do Menino Deus, em Marituba, e do Menino Jesus, em Santa Bárbara, celebrados no dia 25.
Veja calendário:
1º domingo de setembro
- Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio - Paróquia Senhora do Bom Remédio, em Belém
1º domingo de outubro
- Círio de São Francisco de Assis - Paróquia São Francisco das Ilhas, em Cotijuba; Paróquia São Francisco de Assis, em Benevides.
2º domingo de outubro
- Círio de Nossa Senhora de Nazaré - Belém (A procissão é considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo).
3º domingo de outubro
- Círio de Santa Edwiges - Paróquia Santa Edwiges, em Belém.
2º domingo de novembro
- Círio da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - Círio de Nazaré de Marituba.
4º domingo de novembro
- Círio de Nossa Senhora das Graças - Ananindeua; Icoaraci.
1º domingo de dezembro
- Círio de Santa Bárbara do Pará; Círio de Nossa Senhora Imaculada Conceição - Outeiro; Círio de Nossa Senhora da Conceição - Mosqueiro; Benevides.
2º domingo de dezembro
- Círio de Nossa Senhora do Ó - Mosqueiro.
25 de dezembro
- Círio do Menino Deus - Marituba; Círio do Menino Jesus - Santa Bárbara.
Além da Grande Belém
Fora da capital, outras dioceses e prelazias também mantêm viva a tradição. Entre agosto e dezembro, comunidades de Macapazinho, Portel, Oriximiná, Castanhal, Marabá, Santarém, Bragança e muitas outras cidades paraenses realizam seus próprios círios, com forte presença popular e foco em diferentes títulos marianos.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Em todas essas celebrações, o que se repete é a fé expressa nas ruas, em orações, cânticos, promessas e caminhadas, uma manifestação cultural e religiosa que atravessa gerações, reafirmando que, no Pará, a devoção não tem mês certo para florescer.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar