plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
CÍRIO 2023

No clima do Círio: canoas já podem ser vistas no TCE

Duas exposições abordam os signos da procissão religiosa em fotografias e instalação

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia No clima do Círio: canoas já podem ser vistas no TCE camera Barcos decoram e chamam a atenção de quem passa em frente ao TCE | Reprodução/TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) abre nesta segunda-feira (2) duas exposições cujo eixo é o Círio de Nazaré.

A primeira delas é “Mãos da Fé”, do médico e fotógrafo Marcelo Brito, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego, no edifício-sede da instituição.

A segunda, já uma tradição do tribunal na quadra nazarena, é a exposição “Canoas de Promesseiros”, que entra em sua 13ª edição, com instalação nos espelhos d’água em frente ao prédio do TCE.

Em “Mãos da Fé”, Marcelo Brito apresenta 32 fotografias em preto e branco que retratam as manifestações de fé dos romeiros em diversos momentos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com destaque para as mãos dos promesseiros.

De acordo com Marcelo Brito, os registros foram realizados em 2016 e 2017, durante a Trasladação e a Grande Procissão de domingo, acompanhando as expressões de cada fiel em oração, seja por agradecimento, súplica ou em penitência.

O médico contou que sempre se sentiu atraído pelo mundo da fotografia, registrando, desde a adolescência, a natureza e o cotidiano. Há sete anos, decidiu sair com a câmera fotográfica para registrar o Círio pela primeira vez.

Para ler mais notícias sobre o Círio, acesse o nosso canal do WhatsApp

“Durante o processo de fotografar, eu notei que as fotos que mais me emocionavam eram as fotos das mãos. Elas tinham uma expressão muito grande, muito forte, muito intensa de representar como um todo aquilo ali. Representavam o Círio de uma forma muito completa”, avalia o fotógrafo.

A exposição não é inédita, mas fez sucesso em 2018, depois de passar por dois grandes shoppings centers de Belém, pela Casa Flow e Museu da Universidade Federal do Pará. Por isso recebeu o convite do cenógrafo Kiko Pacheco, colaborador da organização das mostras culturais no TCE-PA, para apresentar seu trabalho na Corte de Contas paraense.

“Em cada uma dessas fotos há uma história, alguma coisa que eu vi e quis transmitir. Quando o autor mostra os detalhes, cria-se um valor, uma identidade diferente para quem vê”, destaca o fotógrafo, cujos trabalhos poderão ser vistos até dia 27.

CANOAS

A partir da noite desta segunda-feira (2), o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) também abre a exposição “Canoas de Promesseiros 2023 – A inclusão embarca aqui”, nos espelhos d’água do edifício-sede. O tema deste ano busca ressaltar a participação de pessoas com o espectro autista na programação alusiva à festa religiosa.

A exposição envolve 200 barquinhos de miriti e faz referência à Procissão Fluvial, que é uma das romarias que fazem parte da programação do Círio, e destaca o trabalho dos artesãos do município de Abaetetuba, na região tocantina, responsáveis pela confecção das peças que se tornaram um dos símbolos mais evidentes do período nazareno, transformando o espaço em mais um local para homenagear o Círio de Nazaré.

Das duzentas miniaturas de barcos que estarão em exposição, 60 foram pintadas pelas mãos de crianças autistas durante a oficina da programação da “Manhã dos Eleitos”, realizada na Casa de Plácido pela Diretoria da Festa de Nazaré, em uma parceria com o TCE-PA para estimular a inclusão e responsabilidade social. O Tribunal também disponibilizou materiais para artesanato, como tintas, pincéis, aventais e papéis, e teve a participação de servidores da Corte de Contas como voluntários.

A beleza do cenário formado pelos barcos em miniatura, que também conta com uma iluminação especial, encanta os que transitam pelo entorno do edifício-sede, por onde passam a Trasladação, no sábado, e a Grande Procissão, no segundo domingo de outubro. Após o fim da exposição, marcado para o dia 16 de outubro, os barquinhos serão doados a alunos da rede pública estadual de ensino.

Dose dupla

Exposição “Mãos da Fé” - Marcelo Brito

Quando: 2 a 27 de outubro, das 8h às 14h.

Onde: Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego - TCE-PA (Tv. Quintino Bocaiúva, nº 1585, Nazaré)

Canoas de Promesseiros

Abertura: Hoje

Quanto: Entrada franca

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

    Últimas Notícias