O silêncio das montanhas costuma ser refúgio para quem busca superação, contato com a natureza e começo de novos ciclos, especialmente na virada do ano. Mas, no Pico Paraná, ponto mais alto do Sul do Brasil, esse mesmo cenário ganhou contornos de apreensão e angústia, à medida que o desaparecimento de um jovem transformou trilhas e cumes em áreas de intensa busca e esperança renovada a cada amanhecer.
As buscas por Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, chegaram ao quarto dia no último domingo (4) no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O jovem está desaparecido desde o dia 1º de janeiro, quando fazia a descida da trilha após alcançar o cume da montanha.
CONTEÚDO RELACIONADO
- O que se sabe sobre o jovem que sumiu em montanha do Paraná
- Amiga teria deixado para trás jovem que desapareceu em trilha no Paraná
- Homem morre após intoxicação por metanol no interior da Bahia
BUSCAS TERRESTRES E AÉREAS
Segundo informações apuradas, Roberto iniciou o percurso no dia 31 de dezembro ao lado de uma amiga. Durante a subida, ele teria passado mal, mas ainda assim os dois conseguiram chegar ao topo. Na descida, porém, Roberto ficou para trás, e apenas a amiga retornou. Desde então, o jovem não foi mais visto.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Desde o registro do desaparecimento, equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de voluntários, atuam de forma contínua na região. A operação inclui buscas terrestres e o uso de drones, que auxiliam na varredura de áreas de difícil acesso e pontos considerados estratégicos ao longo da trilha.
FAMÍLIA PEDE COLABORAÇÃO DE TRILHEIROS
Na tentativa de ampliar a rede de informações, a família de Roberto criou um perfil no Instagram para divulgar atualizações e pedidos de apoio. De acordo com os familiares, as buscas seriam retomadas nesta segunda-feira (5), a partir das 7h, e há um apelo especial para a colaboração de trilheiros experientes, devido à extensão e complexidade da área.
Cerca de 19 bombeiros seguem empenhados na operação. Até o fechamento desta edição, o Corpo de Bombeiros não havia divulgado um boletim oficial sobre o andamento das buscas na noite de domingo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar