O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, aplicado no último domingo (16), teve a sua prova de Biologia marcada por uma questão que rapidamente viralizou nas redes sociais: o item sobre o monstro de gila, uma espécie de lagarto que chamou a atenção dos candidatos, sendo popularmente apelidado de "lagarto do Ozempic" por conta de uma menção ao popular medicamento para emagrecimento.
Embora muitos estudantes tenham comentado sobre a necessidade de conhecer a medicação, especialistas, como o professor André Bourg, afirmaram que não era necessário ter conhecimento sobre o Ozempic para responder à questão.
CONTEÚDO RELACIONADO
- X, ChatGPT e mais apresentam instabilidade nesta terça (18)
- IA revoluciona diagnóstico de câncer de pele com com 95% de precisão
- Chegou o Gás do Povo: saiba como garantir a recarga gratuita do botijão
A questão fazia uma relação de Ecologia, comparando o tipo de ambiente desértico que o animal vive nos Estados Unidos com o bioma brasileiro que ele seria capaz de habitar, identificado como a caatinga.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhastApp.

O LARGARTO QUE DEU ORIGEM AO OZEMPIC
A relevância científica do animal reside no fato de que o seu veneno possui um hormônio que faz o metabolismo cair, permitindo-lhe absorver açúcares de forma lenta, o que o capacita a viver quase um ano com poucas refeições.
Embora a questão do Enem 2025 não seja diretamente sobre a relação do lagarto com o medicamento., o professor Gabriel Mendes acedita que a abordagem escolhida foi interessante por provocar uma reflexão acerca da importância da preservação ambiental, garantindo a continuidade de inovações tecnológicas que utilizam elementos da natureza.
No segundo dia de provas do Enem 2025, os candidatos responderam a 45 questões objetivas de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar