O Ministério da Saúde lançou nessa sexta-feira (7) uma diretriz para a atuação coordenada do SUS, Sistema Único de Saúde, em situações de desastres naturais, como inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos.
O Plano de Contingência Nacional para Emergências em Saúde Pública por Chuvas Intensas e Desastres Associados define protocolos e estratégias operacionais com cinco níveis de alerta: normalidade, mobilização, alerta, situação de emergência e crise.
Leia também
- Tornado causa destruição e deixa pelo menos 5 mortos no Brasil
- PF assume comando da segurança durante a COP30 em Belém
Além da intensificação da vigilância epidemiológica e sanitária, apoio logístico com medicamentos e insumos estratégicos, o plano prevê a atuação da Força Nacional do SUS nos territórios afetados por fortes chuvas.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Há, ainda, orientações sobre a proteção de populações em situação de vulnerabilidade, como crianças, gestantes, povos indígenas, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e população em situação de rua.
O plano do Ministério da Saúde com a preparação e resposta a emergências climáticas é lançado às vésperas da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar