A rodovia Belém-Brasília, que simboliza a integração nacional e o desenvolvimento da Amazônia, voltou a ser o centro das atenções nesta semana. Isso porque o ministro dos Transportes, Renan Filho, percorreu a estrada durante cinco dias, em uma longa jornada que cruzou cinco estados brasileiros, para acompanhar de perto o andamento de obras e conversar com equipes técnicas ao longo do trajeto.
A viagem termina neste sábado (8), quando o ministro desembarca em Belém para participar da COP30, evento que reúne chefes de Estado, autoridades internacionais, comunidade científica e sociedade civil, em discussões sobre o clima e sustentabilidade, que vai acontecer entre os dias 10 a 21 de novembro.
Conteúdo Relacionado
- COP30: preço dos alimentos cai 25% durante Cúpula de Líderes
- Rainha da Suécia diz que Belém “está no centro do mundo”
- COP30: Lula brinca com presidente de Moçambique devido altura
Antes, Renan fará uma vistoria na duplicação da BR-316, uma das obras mais aguardadas pelos paraenses e considerada estratégica para a economia do estado. A intervenção vai de Castanhal até o acesso à estrada de Salinópolis e promete melhorar a mobilidade e a segurança no principal corredor de entrada da capital.
Na realidade, durante a jornada pela Belém-Brasília, Renan Filho tem mostrado um lado mais descontraído da aventura ao compartilhar momentos da viagem nas redes sociais, diretamente da boleia do caminhão. Nas postagens, ele publica vídeos das paradas técnicas para vistoria, dos almoços em postos de estrada, da rotina de exercícios físicos, e até das conversas com caminhoneiros e moradores locais.

Na manhã desta sexta-feira (7), por exemplo, já em São Geraldo do Araguaia, no Pará, o ministro gravou um vídeo ao lado do prefeito do município, enviando lembranças ao governador Helder Barbalho, em mais um registro informal que vem aproximando o público da rotina do titular da pasta. Veja o vídeo abaixo:
Com a chegada a Belém, neste sábado, e a presença na COP30, o ministro Renan Filho encerra uma jornada de trabalho intensa, marcada por estradas, encontros e compromissos que reforçam a integração e infraestrutura das estradas brasileiras.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Além disso, preza pela sustentabilidade, uma vez que as obras realizadas pelo Ministério dos Transportes leva em consideração a preservação da natureza, temas que estarão no centro das discussões globais nos próximos dias no maior evento sobre mudanças climáticas do mundo, em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar