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ECONOMIA

Gasolina tem novo corte de preço e acumula queda de 10,3%

Petrobras reduz valor em 4,9% às distribuidoras; diesel segue sem mudanças

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Imagem ilustrativa da notícia Gasolina tem novo corte de preço e acumula queda de 10,3% camera Redução no preço da gasolina nas refinarias pode impactar valor final nos postos a partir desta terça-feira (21) | Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (20) uma nova redução no preço da gasolina vendida às distribuidoras. A queda de 4,9% passa a valer já a partir desta terça-feira (21). Esta é a segunda vez em 2025 que a estatal promove um corte no valor do combustível, que agora acumula uma retração de 10,3% no ano.

Com a mudança, o litro da gasolina nas refinarias passará a ser vendido por R$ 2,71, uma redução de R$ 0,14 em relação ao valor anterior. Considerando as duas revisões feitas até agora, o preço do combustível já caiu R$ 0,31 em 2025. Segundo o setor, a expectativa é que parte dessa queda chegue às bombas, mas o repasse não é automático.

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De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), Paulo Roberto Correa Tavares, o impacto direto ao consumidor dependerá da política de preços de cada posto.

No entanto, ele estima que a redução possa ser de até R$ 0,10 por litro nas bombas, devido à composição da gasolina com 30% de etanol anidro. Ainda assim, ele ressalta que a decisão final sobre o valor praticado cabe a cada revendedor, que leva em conta outros fatores como margem de lucro e custos operacionais.

Enquanto a gasolina sofreu novo reajuste para baixo, o preço do diesel foi mantido pela Petrobras. A estatal justificou a decisão com base nos cortes anteriores realizados em 2025, sendo o último deles em março. A empresa destacou ainda que, desde dezembro de 2022, os preços do diesel para distribuidoras acumulam uma queda de 35,9% em termos reais, já considerando a inflação do período.

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Com a nova política de preços implantada pela Petrobras, os reajustes seguem critérios técnicos, baseados no custo de produção e nas condições de mercado interno e externo. A companhia vem buscando alinhar os valores ao cenário econômico, mantendo equilíbrio entre oferta, demanda e competitividade, sem repassar automaticamente variações internacionais ao consumidor final.

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