
Em um momento em que se discute amplamente a valorização da educação e de seus profissionais, o governo federal dá um passo concreto e importante para reconhecer e beneficiar os docentes brasileiros.
A partir desta quinta-feira (16), professores de todo o país — das redes públicas e privadas, atuando em qualquer nível da educação básica ou superior — poderão solicitar um novo documento oficial: a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB).
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Professores convivem com risco à saúde mental e esgotamento emocional
- Confira 100 frases para homenagear quem dedica a vida a ensinar
- VÍDEO: João Gomes chora durante show e motivo é surpreendente
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e busca oferecer não apenas reconhecimento formal à categoria, mas também vantagens práticas no dia a dia desses profissionais tão essenciais à sociedade.
Quer mais notícias de Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
A CNDB funcionará como um instrumento de identificação e também de acesso a uma série de benefícios exclusivos, como descontos em eventos culturais (teatros, cinemas, shows), redução no valor de diárias em hotéis credenciados, e até acesso facilitado a cartão de crédito sem anuidade em bancos parceiros, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Como solicitar a CNDB
Veja abaixo o passo a passo para solicitar a Carteira Nacional do Professor:
- Acesse o sistema Mais Professores usando sua conta gov.br. Seus dados pessoais e vínculos com instituições de ensino aparecerão automaticamente.
- Confirme as informações apresentadas. Caso encontre algum erro, será necessário entrar em contato com sua instituição empregadora para realizar a correção.
- Informe seu endereço completo e meios de contato, como e-mail e telefone.
- Envie uma foto atual, seguindo os parâmetros exigidos pela plataforma.
- O sistema mostrará uma prévia da carteira, com todos os dados e foto.
- Se estiver tudo certo, confirme a emissão do documento.
Após essa etapa, a versão digital da carteira será disponibilizada imediatamente, e o professor já poderá utilizá-la para aproveitar os benefícios oferecidos.
Quais os benefícios da carteira?
- Descontos em eventos culturais: cinema, teatro, shows etc.
- Cartão de crédito sem anuidade oferecido pela Caixa ou Banco do Brasil.
- 15% de desconto em diárias de hotéis associados à ABIH Nacional.
- Outras vantagens devem ser anunciadas em outubro pelo Ministério da Educação (MEC).
Quem tem direito ao documento?
Professores das redes pública e privada, em todos os níveis (municipal, estadual e federal), que estejam com os dados atualizados pelas instituições empregadoras.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar