plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FALOU BESTEIRA?

Historiador Peninha perde contratos após fala sobre Charlie Kirk

Polêmica envolvendo falas do escritor levou ao cancelamento de atividades em Porto Alegre e à abertura de representação no Ministério Público Federal.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Historiador Peninha perde contratos após fala sobre Charlie Kirk camera Uma roda de conversa promovida pela Livraria da Travessa, no shopping Iguatemi, foi suspensa após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. | Divulgação/BPP

As declarações do escritor e historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, sobre a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk geraram repercussão negativa e resultaram no cancelamento de eventos em Porto Alegre.

Uma roda de conversa promovida pela Livraria da Travessa, no shopping Iguatemi, foi suspensa após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. Em nota publicada nos stories do Instagram, a livraria informou: “O evento 'Porto Alegre, suas histórias e suas livrarias', com Eduardo Bueno, que aconteceria hoje (13/09), foi cancelado”.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) também cancelou uma apresentação do escritor, marcada para o dia 14 de setembro. Em vídeo posterior, Peninha afirmou que o cancelamento ocorreu em comum acordo e que considerava a decisão da instituição coerente com suas convicções.

Reações políticas

Parlamentares gaúchos se manifestaram contra as falas de Eduardo Bueno. O vereador de Porto Alegre Ramiro Rosário (NOVO) acusou o escritor de promover discurso de ódio e disse ter comunicado o consulado norte-americano, alegando risco à segurança de brasileiros e americanos.

Rosário mencionou ainda que Bueno citou em vídeo que sua filha reside em Austin, no Texas, em área próxima a uma das residências de Elon Musk, e insinuou a possibilidade de ataques. Para o parlamentar, as falas configuram ameaça e justificam medidas legais.

“Minha filha está morando no Texas. Você acredita que minha filha está em Austin e mora perto de uma das casas de Elon Musk? Não sei o que ela vai fazer lá. Se algum ataque acontecer... [risos]”.

Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp

O deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO) também criticou Peninha, em vídeo conjunto com Rosário, afirmando que as declarações podem incentivar seguidores a cometer novos atos.

Representação no MPF

O deputado estadual Guto Zacarias (União) protocolou uma representação no Ministério Público Federal contra Eduardo Bueno, alegando que as declarações configuram apologia e incitação ao crime, com base nos artigos 286 e 287 do Código Penal.

A polêmica teve início após Bueno ironizar a morte de Charlie Kirk, ativista norte-americano ligado a movimentos conservadores.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias