
Algumas medidas tomadas pelo atual governo estadunidense estão sendo direcionadas ao Brasil, além de declarações polêmicas do presidente Donald Trump.
Uma decisão do governo dos Estados Unidos resultou na suspensão dos vistos de entrada no país para oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo Alexandre de Moraes.
A medida, anunciada neste sábado (19), foi recebida com ironia por um dos atingidos. Segundo a repórter Basília Rodrigues, em uma postagem no X (antigo Twitter), ao comentar a sanção o ministro afirmou: “Tranquilo. O Mickey precisará superar minha ausência”.
A revogação dos vistos teria partido da Casa Branca, que justificou a decisão com base em alegações de que os alvos estariam envolvidos em ações que “possivelmente teriam consequências adversas e graves para a política externa dos EUA”. A informação foi divulgada por Marco Rubio, atual secretário de Estado norte-americano.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Trump proíbe entrada de Moraes e ministros do STF nos EUA
- Ex-presidente Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira eletrônica
Além de Moraes, a medida atinge o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Edson Fachin. A decisão também abrange familiares dos magistrados.
Ficaram de fora da lista de sanções os ministros Kássio Nunes Marques, André Mendonça, ambos indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e Luiz Fux, conhecido por uma postura mais moderada em julgamentos relacionados aos atos antidemocráticos. A exclusão desses três nomes tem sido interpretada como um indicativo do teor político da medida adotada por Washington.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
A suspensão dos vistos ocorre em meio a um momento de tensão entre Brasil e Estados Unidos, marcando mais episódio do atrito diplomático entre os países.
Falando agora com um ministro do STF que está proibido de ir aos EUA. Ele disse: “Tranquilo. O Mickey precisará superar minha ausência”.
— Basilia Rodrigues 📺 (@Basiliarodri) July 19, 2025
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar