plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ACORDO DE REEMBOLSO

INSS: 20 mil paraenses já aderiram ao ressarcimento; veja como fazer

O reembolso inicia na próxima semana, a partir da quinta-feira (24).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia INSS: 20 mil paraenses já aderiram ao ressarcimento; veja como fazer camera A adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa. | Divulgação / INSS

Mais de 20 mil aposentados e pensionistas no Pará já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal para reposição de valores descontados indevidamente de seus contracheques por associações fraudulentas.

Os pagamentos começam na próxima quinta, 24, respeitando a ordem de adesão — quem aderiu primeiro, vai receber primeiro. O ressarcimento será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

Leia também

O número de adesões das vítimas paraenses representa 29,1% dos 70.833 beneficiários aptos a assinar o acordo no estado. O índice nacional de adesão está em 30,4%, com mais de 582 mil aposentados e pensionistas já tendo assinado o acordo em todo o país.

Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

A adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa.

Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos já superaram esse prazo e, por isso, já podem aderir ao acordo. Esses pedidos pertencem a 1,9 milhão de pessoas, já que um mesmo beneficiário pode ter feito mais de uma contestação.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais: Aplicativo Meu INSS (pelo site ou app) e agências dos Correios em mais de 5 mil municípios. A Central 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo

Pelo aplicativo do INSS

Acesse o aplicativo “Meu INSS”, com CPF e senha. Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um). Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”. Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento!

Constestação

Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Esse prazo pode ser prorrogado, se houver necessidade. Os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo Meu INSS, Central de atendimento 135 e agências dos Correios.

Adesão ao acordo

O beneficiário registra a contestação do desconto indevido e aguarda o prazo de 15 dias úteis para que a entidade responda. Se não houver resposta, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias