
Em um momento de busca por soluções de crédito mais acessíveis e duradouras, a CAIXA Econômica Federal trouxe de volta, com nome renovado e regras atualizadas, uma modalidade de financiamento que transforma imóveis em aliados financeiros. A instituição começou a oferecer o Empréstimo com Garantia de Imóvel CAIXA, nova versão do antigo home equity, com foco em ampliar o acesso ao crédito de longo prazo.
A proposta é simples, mas poderosa: o cliente pode utilizar um imóvel urbano, seja residencial, comercial ou misto, como garantia para conseguir um empréstimo. O diferencial é que agora até imóveis ainda em financiamento podem ser usados, graças à possibilidade de alienação estendida, prevista na Lei nº 14.711/2023. Isso significa que, mesmo sem ter quitado totalmente a casa ou apartamento, o proprietário pode acessar um novo crédito, desde que tenha margem de garantia e capacidade de pagamento.
Conteúdo Relacionado
- Caixa pagará mais de R$ 4,4 bilhões em abono salarial. Veja quem recebe
- Nascidos em setembro e outubro; veja como receber o abono
Condições atrativas
As condições da nova linha também chamam a atenção. Os juros partem de 1,32% ao mês e o valor do empréstimo pode chegar a até 60% do valor de avaliação do imóvel. A depender da modalidade, os prazos para quitação variam: até 20 anos (240 meses) nos contratos convencionais e até 30 anos (360 meses) na alienação estendida — desde que dentro do prazo original do financiamento vigente.
Contratação facilitada
A contratação pode ser feita presencialmente, nas agências físicas da CAIXA, ou de forma remota, pelas agências digitais. O crédito é voltado exclusivamente para pessoas físicas, e a principal vantagem é a livre destinação dos recursos — ou seja, o dinheiro pode ser usado da forma que o cliente achar melhor, seja para quitar dívidas, reformar o imóvel, investir ou realizar um projeto pessoal.
Crescimento do produto
A nova fase do empréstimo com garantia imobiliária chega em um momento de crescimento do produto dentro do mercado. Até maio de 2025, a CAIXA registrava R$ 6,7 bilhões em contratos ativos, com cerca de 54 mil contratos assinados e uma participação de 25% no mercado nacional desse tipo de crédito.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Para mais detalhes, simulações e condições, os interessados podem acessar o site oficial da CAIXA.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar