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FRAUDE NO INSS

Descontos indevidos podem ser consultados nos Correios a partir de sexta, 30

Aposentados e pensionistas do INSS poderão verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios em uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país

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Imagem ilustrativa da notícia Descontos indevidos podem ser consultados nos Correios a partir de sexta, 30 camera Aposentados e pensionistas do INSS poderão verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios | Foto: Wagner Santana/Arquivo

A partir desta sexta-feira (30/5) aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos referente a abril estão tendo os valores devolvidos desde segunda-feira, 26 de maio. Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.

No fim do mês passado, o INSS havia determinado a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente ao mês de abril já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não repassou o montante às entidades associativas. Agora, a devolução será feita com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho.

Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência. Em caso de dúvidas, a orientação é que a pessoa procure os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

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Para quem é esse atendimento?

Se você tem dificuldade com internet ou telefone, ou se sente mais confiante para tirar suas dúvidas com uma pessoa, o atendimento presencial é a melhor opção para você.

Mas atenção: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.

O que levar para ser atendido?

  • Apenas um documento de identificação oficial.
  • Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
  • Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer à agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

COMO FUNCIONA?

O atendimento presencial será realizado por meio do acesso a uma plataforma eletrônica específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar se foi feito algum desconto não autorizado no benefício
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados
  • Reconhecer a autorização de algum desconto
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS

Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências. Haverá sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

E quem mora longe de uma agência?

O Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa

Alerta importante!

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!

O atendimento está sendo realizado apenas pelos canais oficiais:

  • Pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS )
  • Pelo site do INSS
  • Pela Central 135
  • A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios
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