
O Brasil registrou os primeiros focos de gripe aviária, na última sexta-feira (16), em uma granja no Rio Grande do Sul, sendo o primeiro em aves comerciais no Brasil.
O caso gerou apreensão e, para quem é apreciador de ovos e carne de frango, a grande preocupação é se consumir os dois alimentos continua seguro.
A boa notícia fornecida por especialistas é que, o consumo de ovos e carne de frango continua seguro, desde que os alimentos estejam bem cozidos.
Conteúdo Relacionado
- Fatos importantes sobre o novo surto de gripe aviária no Brasil
- Gripe aviária em granja gaúcha acende alerta nacional
A infecção foi confirmada em uma propriedade em Montenegro, onde mais de 15 mil aves morreram. O Ministério da Agricultura decretou estado de emergência zoossanitária, com medidas restritivas em um raio de 10 km da granja. Além disso, toda a produção de ovos das últimas quatro semanas está sendo rastreada e descartada.
Apesar da gravidade do caso, que representa a primeira ocorrência da doença em uma plantação comercial, não há risco de transmissão para humanos por meio da alimentação, segundo o Ministério da Saúde. Isso porque o vírus da influenza aviária, do tipo H5N1, não sobrevive a altas temperaturas.
A recomendação é seguir os cuidados básicos já conhecidos: evitar o consumo de ovos crus ou malpassados, como os de gema mole, além de garantir que carnes estejam totalmente cozidas.
Até o momento, não há registro de infecção humana no Brasil, e os casos no mundo geralmente ocorrem por contato direto com aves contaminadas, não pelo consumo de alimentos.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Segundo especialistas, o surto reforça que o sistema de vigilância sanitária brasileiro está funcionando e que a população não precisa temer alimentos devidamente preparados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar