As mudanças climáticas, como o auto índice de chuvas, em todo o mundo tem causado danos irreparáveis ao meio ambiente. Com o desequilíbrio ambiental, as tragédias naturais podem ocorrer com mais frequência.
As fortes chuvas que atingem a Bahia desde o início de novembro têm causado uma série de transtornos em Salvador e em outras regiões do estado. Até o momento, foi registrado um óbito confirmado pelo Corpo de Bombeiros, além de alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos.
De acordo com a Climatempo, Salvador já registrou 219,5 mm de chuva apenas na última semana, ultrapassando em mais de 100% a média histórica de precipitações para todo o mês de novembro. O volume atípico tem gerado prejuízos e colocado em alerta moradores de áreas de risco.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Inmet diz que vai chover ainda mais, com risco de temporais!
- Pará e outros estados: alerta é para o risco de chuva forte
Na última terça-feira (26), um casarão tombado localizado na região da Baixa dos Sapateiros, no centro histórico de Salvador, desabou. Apesar do impacto, não houve vítimas no incidente, mas a queda do imóvel resultou na interrupção do fornecimento de energia elétrica na área e na evacuação de edifícios vizinhos por medida de segurança.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, desde a madrugada, mais de 116 solicitações de emergência. Entre os chamados estão ocorrências de deslizamentos de terra, desabamentos, queda de árvores e situações que oferecem risco iminente. Um deslizamento de grandes proporções foi reportado no bairro de Pernambués, na comunidade de Saramandaia.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Equipes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) estão prestando assistência às famílias afetadas. Enquanto isso, órgãos municipais seguem monitorando a situação para reduzir os impactos das chuvas e evitar novas tragédias. Autoridades reforçam o alerta para que a população em áreas de risco busque locais seguros e siga as orientações dos órgãos de defesa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar