Capacitismo é crime. É uma forma de discriminação quando se insulta ou debocha de pessoas com algum tipo de deficiência. O crime em questão, inclusive, foi cometido por uma funcionária de uma famosa rede de fast-food no Brasil contra uma cliente.
Uma funcionária de uma unidade do Burger King, localizada em Itaquera, na zona leste de São Paulo, foi demitida depois de ter identificado a cliente como "debmental" no recibo da compra. O caso tomou grandes proporções e gerou indignação entre os internautas, levantando discussões sobre respeito e inclusão nos estabelecimentos comerciais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Xuxa rebate Mara após baiana usar termo “débil mental”
- Quase 1% dos trabalhadores tem algum tipo de deficiência
A imagem foi publicada no Instagram pela página “Itaquera Unida”, que reúne relatos sobre o bairro. Segundo a publicação, a cliente seria autista, provocando ainda mais críticas. A foto, que mostra um documento auxiliar à nota fiscal, indica que o pedido foi realizado na tarde do último sábado (26).
Funcionária demitida após identificar cliente como "debmental"
Em resposta ao ocorrido, a Burger King informou ao UOL que a funcionária foi demitida após uma investigação interna. “A colaboradora envolvida foi imediatamente desligada, em conformidade com nosso Código de Conduta”, afirmou a rede de fast-food em comunicado.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
A empresa lamentou o episódio e reforçou seu compromisso com um ambiente inclusivo. “Não toleramos esse tipo de comportamento e estamos comprometidos em manter ambientes acolhedores e seguros para nossos funcionários e clientes. Reforçaremos nossos treinamentos internos para garantir que situações como essa não se repitam”, concluiu a nota oficial.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar