A agenda do presidente Lula precisou ser reajustada e alguns compromissos foram desmarcados, como a presença durante a conferência do clima da ONU.
Lula decidiu cancelar sua participação na COP29 que será realizada em Baku, capital do Azerbaijão, entre os dias 11 e 22 de novembro. A decisão foi tomada para que o presidente possa focar em outras agendas internacionais importantes no próximo mês, como a cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) e a reunião do G20.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Lula faz exames em Brasília e apresenta quadro estável
- Lula ainda tem risco de sangramento e deve repetir exames
Com o cancelamento, o Brasil será representado na COP29 pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). A substituição foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que enfatizou que a ausência de Lula não está relacionada ao acidente doméstico sofrido recentemente, quando o presidente caiu no banheiro, bateu a cabeça e precisou de pontos, além de ter passado por exames médicos.
Lula também havia cancelado sua participação na COP16, conferência da ONU sobre biodiversidade que ocorre em Cali, na Colômbia, desde 21 de outubro e vai até 1º de novembro. A decisão foi tomada seis dias após o incidente, levando o presidente a ajustar sua agenda para focar em outras prioridades diplomáticas.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Apesar da ausência na COP29, o Brasil continua no centro das atenções climáticas globais, já que será o próximo anfitrião da conferência climática da ONU. A COP30 está programada para ocorrer em Belém, em novembro de 2025, reforçando o papel do país nas discussões sobre mudanças climáticas e preservação ambiental.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar