Eles não param! A chegada do Dia dos Pais atiçou a criatividade dos criminosos com um novo golpe do pix que oferece R$ 50,00 de forma instantânea.
Com a data tão comemorada pelos brasileiros neste domingo (14), criminosos se utilizaram de mensagens fraudulentas no WhatsApp para extorquir pessoas a partir do pix segundo o monitoramento da empresa de tecnologia Kaspersky.
Através de mensagens de WhatsApp, as vítimas receberam a seguinte mensagem: “Parabéns, você ganhou! Saldo de R$ 50,00”, com um link de um falso banco. Depois, são solicitados dados pessoais como o CPF ou celular da vítima para a suposta transferência. Desta forma os criminosos tem acesso à chave das vítimas.
Os criminosos se utilizam de estratégias para a mensagem parecer real, a página mostra diversos comentários no Facebook de usuários que teriam supostamente preenchido o formulário e ganhei o dinheiro.
Golpe com pix continua fazendo vítimas em Marabá
Ao receber Pix falso, pizzaria entrega suco e pizza falsos
Mas o que as vítimas não sabem é que as imagens são falsas segundo a Kaspersky, e não para por aí, em seguida os criminosos pedem que a vítima compartilhe o link com outros sete contatos no WhatsApp para que receba o dinheiro ofertado.
Depois disso, aparece uma tela para confirmar a chave pix.
De acordo com a Kaspersky, a partir daí os dados da vítima passam a ser usados em golpes no WhatsApp, onde dos criminosos pedem dinheiro a familiares e amigos da vítima.
Em outros casos, os criminosos vendem essas informações em mercado paralelo.
“Temos visto cada vez mais esquemas de phishing se utilizarem de datas especiais para enganar pessoas. Adicionar o compartilhamento em uma das etapas torna a fraude ainda mais perigosa, pois eles fazem com que a vítima envie o golpe para amigos e parentes, transmitindo credibilidade ao link fraudulento”, afirma Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Como evitar golpes
Segundo o especialista da Kaspersky, para evitar ser vítima de um golpe, o consumidor pode seguir algumas dicas:
- Desconfie sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho;
- Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink;
- Confirme se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ,organização ou os perfis nas redes sociais;
- Se não tiver certeza de que o site é real e seguro, não insira informações pessoais;
- Use soluções de segurança confiáveis para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar