plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAÚDE

É gratuito: Saiba onde se vacinar contra gripe e sarampo

A campanha nacional começou no último dia 4 e está dividida em duas etapas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia É gratuito: Saiba onde se vacinar contra gripe e sarampo camera Vacinação ocorre em todos os postos e unidades básicas de saúde | Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Em 2016, o Brasil recebeu a certificação de eliminação do vírus do sarampo no país em razão de nenhum caso da doença ter sido registrado. O feito também se repetiu no ano seguinte, 2017, quando também não houver registro de casos. Entretanto, em 2018, 10.346 casos de sarampo foram registrados e no ano seguinte este número dobrou, alcançando 20.901 pessoas com a doença, segundo o Ministério da Saúde. Com isso, o país perdeu a certificação.

Vacinação ocorre em todos os postos e unidades básicas de saúde
📷 Vacinação ocorre em todos os postos e unidades básicas de saúde |Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O que estes números mostram é que, quando não se questionava as vacinas e a maioria da população acreditava nelas como um instrumento importante para a manutenção da saúde, a vacinação era a melhor ferramenta para conter o avanço de determinadas doenças, e ainda é. É por isso que uma nova campanha nacional de vacinação contra o sarampo - e também contra a gripe - está em andamento, desde o último dia 4.

Bom Jesus: PC pede rastreio de celulares de tripulantes

As vacinas são gratuitas e estão disponíveis em todos os postos de saúde e unidades básicas de saúde. A maioria funciona de 8h às 17h. A meta é imunizar 76,5 milhões de brasileiros que pertencem aos grupos mais vulneráveis às duas infecções. As doses são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país.

O objetivo da campanha é prevenir as complicações decorrentes da gripe e do sarampo para evitar a circulação dos vírus e a pressão sobre o sistema de saúde decorrente de doenças evitáveis. No ano passado, 668 casos de sarampo foram registrados. Em 2020, foram 8.448 diagnósticos confirmados.

A vacinação ocorre em duas etapas, de acordo com grupos prioritários. O primeiro grupo é formado pelas pessoas com 60 anos ou mais e os trabalhadores de saúde, que podem se vacinar até 2 de maio.

Entre os dias 2 de maio e 3 de junho, serão ser imunizadas as crianças com idades entre 6 meses e 5 anos (com até 4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente; povos indígenas; e categorias profissionais que correm mais risco, como caminhoneiros e integrantes das forças de segurança.

O público-alvo deve se dirigir aos postos de vacinação com um documento de identidade com foto, CPF e, quando possível, com a carteirinha de vacinação.

Mega Sena sorteia R$ 60 milhões nesta quarta-feira

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 80 milhões de doses da vacina contra a gripe – a Influenza trivalente – foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal. O imunizante produzido pelo Instituto Butantan tem eficácia contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B do vírus influenza. Até o momento não há previsão de estender a vacinação para outros grupos, como as crianças mais velhas ou adultos, como ocorreu no ano passado.

Veja a lista dos grupos que podem se vacinar na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo:

Primeira etapa

– 4 de abril a 2 de maio: idosos com 60 anos ou mais (gripe); Trabalhadores da saúde (gripe e sarampo).

Segunda etapa

– 2 de maio a 3 de junho: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) (gripe e sarampo); gestantes e puérperas (gripe); povos indígenas (gripe); professores (gripe); pessoas com comorbidades (gripe); pessoas com deficiência permanente (gripe); profissionais de forças de segurança e salvamento e Forças Armadas (gripe); caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (gripe); trabalhadores portuários (gripe); funcionários do sistema prisional (gripe); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas (gripe); população privada de liberdade (gripe).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias