De janeiro a julho deste ano, o número de consumidores que tiveram dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e a plataforma consumidor.gov.br.
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Diante disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta quarta-feira (11), uma campanha para ajudar as pessoas a identificarem tentativas de golpes virtuais por meio do uso indevido de dados pessoais de consumidores.
#ProteçãoDeDados | “Proteja seus dados, não compartilhe”, é a nova campanha do #MJSP, lançada hoje (11), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor. A meta é ajudar o consumidor a identificar tentativas de golpes virtuais e proteger seus dados pessoais https://t.co/BRGuW8Tkwq pic.twitter.com/QSAC6eQQbA
— Ministério da Justiça e Segurança Pública (@JusticaGovBR) August 11, 2021
Com o slogan “Proteja seus dados. Não compartilhe”, a campanha será feita de forma online, por meio das redes sociais do ministério, alertando consumidores sobre golpes que são aplicados em ambientes virtuais. A previsão é de que ela dure 30 dias.
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“Foram 47.413 reclamações em 2021, enquanto em 2020 foram 21.310. O número do primeiro semestre deste ano, inclusive, já supera o total de registros em 2020, que foi de 44.750”, informou o ministério, em nota.
A campanha tem o apoio da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
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