O avião da Emirates com os dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindo da Índia, pousou hoje no Aeroporto de Guarulhos (SP) por volta das 17h27. Os imunizantes foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde.
A carga foi recebida pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Após os trâmites alfandegários, a carga segue em aeronave da empresa Azul ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com pouso previsto para às 22h.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e o ministro Pazuello receberão as doses que serão transportadas, com escolta da Polícia Federal (PF), para o depósito da Fiocruz.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para agradecer ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pela liberação da exportação das vacinas. "O Brasil sente-se honrado em ter um grande parceiro para superar o obstáculo global. Obrigado por nos auxiliar com as exportações de vacinas da Índia para o Brasil", escreveu o presidente.
Vale lembrar que um incêndio ocorrido na manhã de ontem atingiu o Instituto Serum, que produz a vacina contra a covid-19, em Pune, na Índia. Cinco pessoas morreram. Mas, segundo a direção da instituição, que é a maior fabricante de vacinas do mundo, os imunizantes contra o coronavírus não foram atingidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar