
Caso ainda queira manter vivo o sonho de retornar à Série A do Brasileiro em 2026, competição que não disputa desde 2006, o Paysandu vai ter de emplacar uma guinada no returno da Série B. Afinal, no 1º turno o time bicolor sequer se aproximou do G4 do campeonato, pelo contrário. Desde o começo da Segundona, o Papão sempre esteve na parte de baixo da tabela de pontuação. Inclusive, chegou a segurar a lanterna na classificação por cinco rodadas seguidas. Situação que rendeu aos torcedores do clube não só apreensão, mas, também, o tradicional sarro dos maiores rivais no futebol local.
A luta do Paysandu na Série B
Dos 54 pontos disputados até aqui, faltando uma rodada para o final do turno, o Papão só conseguiu conquistar 19. Isso representa a pífia marca de 35,2% de rendimento. Hoje, com o time na 16ª colocação, portanto à beira do abismo da zona de rebaixamento, as chances de queda do time à Série C, que já foram mais assustadoras, são grandes, de acordo com os sites especializados em prognósticos do futebol brasileiro. A página do Chance de Gol aponta 36,2%. Enquanto isso, o Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com cálculo mais generoso, mas não menos aterrorizante, mostra 32,6% de possibilidade de rebaixamento do time.
O caminho árduo rumo ao G4
Para ter acesso ao Brasileirão do ano que vem, como último colocado do G4, segundo projeção do Chance de Gol, o Paysandu terá de conquistar, no mínimo, mais 47 pontos dos 60 que ainda disputará – três de sua última partida no turno, terça-feira, contra o Athletic-MG, na Curuzu, e mais 57 dos 19 jogos que fará no returno. O “retrato” matemático, conforme o site, representa 99% de probabilidade de classificação do time bicolor no último degrau do G4, onde estarão, ao término do campeonato, as quatro equipes garantidas na elite do futebol nacional na próxima temporada.
Foco em fugir do Z4
No momento, no entanto, a principal ambição dos bicolores não diz respeito ao acesso, mas, sim, ao afastamento da temida zona de “degola” da classificação. Nas duas últimas rodadas, o time conseguiu se livrar da zona vermelha da tabela de pontuação, ocupando a 16ª colocação. Ou seja, a um passo da área de queda. Uma vitória em sua próxima partida pode afastar a equipe ainda mais do fantasma do rebaixamento. Mas essa é apenas uma possibilidade, visto que tanto os times que formam o Z4, assim como aqueles que estão acima, até a 11ª colocação, apresentam números que variam de 18 a 22, muito próximos ao ostentado pelos bicolores.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar