Enquanto a bola ainda não rola pelos gramados do Campeonato Paraense de 2025, o torneio já ferve nos bastidores com uma polêmica que promete dividir opiniões: o aumento no limite de estrangeiros por equipe. A Federação Paraense de Futebol (FPF) atualizou o regulamento da competição, permitindo que até nove jogadores "gringos" sejam relacionados por jogo, em sintonia com a mudança promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão, no entanto, não agradou a todos.
Enquanto clubes como Santa Rosa, Bragantino e Capitão Poço já acionaram o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PA) contra a medida, outros aproveitam a abertura para reforçar seus elencos com talentos internacionais, ampliando a diversidade técnica do estadual.
Dessa vez foi a Tuna Luso Brasileira quem movimentou o mercado de transferências ao anunciar a contratação do meia espanhol Luca Giovanella, formado nas categorias de base do Celta de Vigo. Com o reforço, o Parazão 2025 chega à marca de oito jogadores estrangeiros inscritos pelos clubes da competição.
CONTEÚDO RELACIONADO
- FPF explica polêmica de estrangeiros no futebol paraense: "Dentro da legalidade"
- Parazão: clubes entram no TJD contra aumento de estrangeiros
- FPF amplia número de estrangeiros que podem ser relacionados
Embora nascido em Salamanca, Luca possui dupla nacionalidade, sendo filho do ex-jogador brasileiro Everton Giovanella, que brilhou no futebol espanhol vestindo as camisas do Salamanca e do Celta de Vigo por uma década. Com esse legado, o jovem meio-campista carrega o DNA do futebol e promete ser uma peça importante na equipe da Tuna Luso, onde disputará posição com Lucas Paranhos e Raderson Firmino na criação das jogadas.
Quer mais notícias do Parazão 2025? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
ESCOLHA PELA TUNA LUSO
Inicialmente, Luca estava a caminho do Imperatriz, mas optou por fechar com a Tuna, reforçando o elenco que busca protagonismo no Parazão 2025. A chegada do meia é vista como uma aposta técnica e estratégica, uma vez que a Águia Guerreira busca elevar seu nível de competitividade no estadual.
ESTRANGEIROS NO FUTEBOL PARAENSE
Com a chegada de Luca Giovanella, a Tuna Luso se junta a Remo e Paysandu como um dos clubes que investiram em jogadores estrangeiros para a temporada. O Paysandu lidera o número de atletas internacionais, com seis reforços no elenco: o zagueiro uruguaio Yeferson Quintana, o meia equatoriano Joseph Espinoza, o atacante paraguaio Pedro Delvalle, o volante paraguaio Ramón Martínez, o atacante chileno Matías Cavalleri e o atacante argentino Benjamín Borasi. Já o Remo conta com o zagueiro argentino Iván Alvariño como único estrangeiro no time.
Agora, resta aguardar a estreia do jovem espanhol e conferir como ele se adaptará ao ritmo do futebol paraense. A Lusa, que perdeu a decisão da Supercopa Grã-Pará no último domingo (12), diante do Paysandu, segue firme em sua preparação, apostando na contratação de mais reforços para buscar voos altos na temporada.
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar