A Universidade Federal do Pará (UFPA) fez bonito nas Paralimpíadas Universitárias 2024, realizada em São Paulo, dos dias 2 a 5 de outubro, ao conquistar 20 medalhas nas diferentes modalidades que teve representante.
No atletismo, foram oito medalhas de ouro, oito de prata, duas de bronze, terminando na segunda colocação geral da modalidade. Na natação, mais duas medalhas foram conquistadas.
Conteúdo Relacionado:
- Superliga confirma partida em Belém para 2025
- Nadador paraense busca apoio para Pan-Americano de Surdos
O evento, que teve sua primeira edição em 2017, tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual de todo o Brasil.
Os competidores, oito no total, são alunos com deficiência física e visual, das faculdades de direito, educação física, jornalismo, filosofia, engenharia de telecomunicações, medicina e fisioterapia
Em 2023, o resultado já havia sido expressivo, quando os alunos que competem no atletismo conquistaram 14 medalhas e conquistaram o 4º lugar geral.
Os paratletas da modalidade de atletismo são treinados e competem desde a fase escolar com a professora Kátia Tadaiesky, vinculada à escola Álvares de Azevedo.
Com o passar dos anos, os alunos se formaram no ensino médio e atualmente cursam a graduação na UFPA. Desta forma, o trabalho que é realizado desde a base, vem entregando resultados.
Os paratletas são vinculados ao Programa de Extensão UFPA Paralímpica, do Programa Paradesporto Brasil em Rede (PPBR), do Ministério do Esporte, coordenado pela professora Marília Magno.
O objetivo é apoiar o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência na região. Hoje, o programa conta com projetos vinculados à área de educação física, fisioterapia, terapia ocupacional, comunicação e letras inglês, e está aberta para novos projetos e parcerias.
Confira a lista de integrantes da delegação da UFPA.
- Fernanda Jucá Figueira (Direito)
- Jobson Santos de Melo (Eng. de Telecomunicações)
- Karlos Wenicius Smith Lima (Jornalismo)
- Lucas de Souza Brito (Fisioterapia)
- Lucas Ferreira Brito (Filosofia)
- Lucas Rodrigues da Costa (Direito)
- Luiz Felipe Lopes dos Santos (Ed. Física)
- Reyel Angelo Ataíde Aquino (Ed. Física)
- Ana Carolina Aragão Santos (Atleta Guia)
- Erick Vasconcelos Goulart (Comunicação)
- Jaime da Silva do Espírito Santo (Atleta Guia)
- Katia Helenyr Tadaiesky Lima de Lima (Técnica)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar