plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PAZ NOS ESTÁDIOS

Segurança do Pará define medidas preventivas para jogos

Confrontos violentos entre torcidas em Belém resultam em 271 prisões. A polícia intensifica medidas para coibir ações criminosas em estádios.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Segurança do Pará define medidas preventivas para jogos camera Quase 300 detidos | Agência Pará

A partida entre Paysandu e Sport, em muitos momentos, acabou ficando no segundo plano das atenções. Isso porque, nas vias de Belém, Terror Bicolor e Facção Jovem, torcidas do Papão, brigavam contra a Remoçada, do Clube do Remo, e a Jovem, do Sport Recife.

Pedras, paus, rojões, espancamento, sangue, feridos e presos, este foi o resultado das ações violentas entre as organizadas dos clubes, o que gerou um tremendo caos horas antes do jogo. A Polícia Militar conseguiu acalmar as coisas e prendeu quase 300 pessoas.

Conteúdo Relacionado:

Torcedor do Sport com a cabeça sangrando após briga
📷 Torcedor do Sport com a cabeça sangrando após briga |Reprodução

O Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) apresentou, nesta terça-feira (24), os procedimentos adotados, a partir da prisão de 271 integrantes de torcidas organizadas, que se confrontaram antes da partida realizada, na última segunda-feira (23), entre Paysandu e Sport Recife, pelo Campeonato Brasileiro Série B, em Belém.

Durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o secretário Ualame Machado destacou as ações destinadas a conter os confrontos e as medidas já definidas para coibir ações criminosas dentro dos estádios.

“Há um ano, criamos um comitê dentro do Conselho de Segurança Pública do Estado, com a presença das polícias e Ministério Público do Estado, para que pudéssemos monitorar essas 'autodenominadas' torcidas organizadas, e pudéssemos acompanhar as atividades delas. Sabemos que temos duas grandes torcidas organizadas no Pará, uma do Remo e uma do Paysandu, que foram oficialmente extintas pelo Judiciário, e elas se recriaram com outro CNPJ. Entendemos que as organizadas são tipos de agremiações que dão força ao clube, mas infelizmente, e pontualmente, pouquíssimas delas, ao invés de serem torcidas organizadas, praticam o crime organizado”, afirmou o secretário.

Medidas mais duras
📷 Medidas mais duras |Agência Pará

Ualame Machado reforçou ainda os mandados e medidas previamente providenciados para impedir que esse tipo de organização possa adentrar aos estádios, em dias de partidas.

“Sabemos que a ideia desse tipo de grupo não é o de apoiar o time, visto que eles acabam prejudicando. Nós já vínhamos aplicando punições às torcidas, de não frequentar estádios, de não levar adereços, bandeiras, além de diversas outras punições, a exemplo de procedimentos flagranciais por rixas e perturbação do sossego. Porém, desde o episódio de ontem, tomaremos medidas mais drásticas, para que episódios lamentáveis como esse não venham a ocorrer, pois se tratam de ações criminosas, onde esses tipos de grupos passarão a ser tratados dessa forma pelas forças de segurança do Estado”, reforçou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, destacou a ação imediata da Polícia Militar, que resultou na prisão de mais de 200 pessoas.

“Entendemos que a ação de ontem foi exitosa em termos de prevenção. Não tivemos nenhum óbito, e a atuação das forças de segurança propiciaram a prisão maciça desses elementos, que estão agora à disposição da Justiça. Em um evento como esse, o policiamento começa 24 horas antes, justamente no aguardo da chegada dessas torcidas. Sabemos o horário que vão chegar, fazemos a escolta deles até o hotel ou o local em que ficam alojados, que é para evitar esse tipo de confronto. Infelizmente, ocorreu esse tipo de situação ontem, mas as nossas polícias deram a resposta esperada e imediata para esse caso, contendo atos que poderiam resultar em algo mais grave”, informou o comandante-geral da PM.

Ninguém aguenta mais
📷 Ninguém aguenta mais |Divulgação

O delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, falou sobre os procedimentos imediatos para conter os confrontos, além das operações executadas pela Polícia Civil na busca de foragidos, ligados a torcidas organizadas.

“Estamos agindo de forma célere, e já dando cumprimento a mandados, que resultaram ainda na manhã de hoje na prisão de envolvidos em torcidas organizadas, acusados de homicídios, com o objetivo de combater esse tipo de ação. Ontem, nossas equipes autuaram em flagrante mais de 200 pessoas dentro dos crimes de lesão corporal, corrupção de menores, associação criminosa, o que permitiu que fossem encaminhados para o Sistema Penitenciário”, disse Walter Resende.

Momento em que torcedores do Paysandu correm atrás de rivais
📷 Momento em que torcedores do Paysandu correm atrás de rivais |Reprodução

Medidas e prisões

O Sistema de Segurança Pública, de forma integrada, já estabeleceu medidas e punições para as torcidas que cometem atos ilícitos e criminosos, dentro e fora dos estádios, a exemplo das torcidas organizadas “Maior do Norte” e “Torcida Bicolor”, que já cumprem as medidas, como impedimento de participação nos jogos, de estarem caracterizadas e portarem adereços das torcidas, como faixas, bandeiras e demais instrumentos, ao entrarem nos estádios.

Foram detidas 271 pessoas, das quais 239 adultos foram encaminhados à Central de Triagem da Marambaia, e, posteriormente, às unidades prisionais, onde aguardam a audiência de custódia. Os adolescentes já foram cadastrados, ouvidos e entregues às suas famílias. O procedimento será finalizado e remetido à Justiça.

Todos os detidos foram apresentados à Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), da Polícia Civil, onde foram ouvidos e autuados pelos crimes de associação criminosa, lesão corporal e danos. Além deles, 32 adolescentes foram apreendidos e encaminhados à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).

O caso prossegue sob investigação da Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE).

Torcedor do Sport sendo ajudado após ataque de bicolores
📷 Torcedor do Sport sendo ajudado após ataque de bicolores |Reprodução

Confira os vídeos das brigas:

Kaio Rodrigues
Kaio Rodrigues
Kaio Rodrigues
Kaio Rodrigues
Kaio Rodrigues
Kaio Rodrigues
Kaio Rodrigues
Kaio Rodrigues
Kaio Rodrigues
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias