plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NA BERLINDA

Quem é Fábio Cortez, o comandante do Clube do Remo na final?

Profissional respeitado no futsal mundial e amigo de Marcelo Cabo, treinador interino estará à beira do gramado na grande final do Campeonato Paraense, nesta sexta-feira (26).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Quem é Fábio Cortez, o comandante do Clube do Remo na final? camera Fábio Cortez é o responsável por implementar a metologia unificada em todas as categorias do futebol do Remo. | John Wesley/Paysandu e Samara Miranda/Clube do Remo

O Clube do Remo terá um novo comandante no banco de reservas na partida contra o Águia de Marabá, nesta sexta-feira (26), válida pela finalíssima do Campeonato Paraense 2023. Trata-se de Fábio Cortez, auxiliar técnico que assumirá a função de treinador interino, já que Marcelo Cabo foi demitido na última segunda-feira (22), após uma sequência de cinco derrotas consecutivas na temporada.

Mas quem é Fábio Cortez? Nesta matéria, vamos contar um pouco sobre a sua história no futebol, a chegada à comissão técnica azulina e o trabalho de implantação da metologia unificada nas categorias de base do clube.

LEIA TAMBÉM:

Baenão passa por últimos ajustes para receber o VAR

Impasse no Baenão faz diretoria do Remo "quebrar a cabeça"

Cortez começou sua carreira no futsal do Vasco, onde também trabalhou com o futebol de campo nas categorias de base e no profissional. Além do Gigante da Colina, ele se destacou como técnico de equipes como Atlético-MG e Al Qadsia, do Kuwait. Neste último, ficou por sete anos e conquistou nove títulos, sendo eleito pelo site Futsal Planet como um dos 10 melhores técnicos do mundo em 2016.

Fábio Cortez com Romarinho, filho do ídolo Romário, no começo da carreira como treinador do futsal do Vasco.
📷 Fábio Cortez com Romarinho, filho do ídolo Romário, no começo da carreira como treinador do futsal do Vasco. |Reprodução/Redes Sociais

Em 2010, aceitou um convite para treinar o futsal do Kuwait, onde ficou por seis anos e conquistou nove títulos. Em 2017, ele voltou ao Brasil e ao Vasco, dessa vez para ser auxiliar do time sub-20, que era comandado por Marcus Alexandre. Nesse ano, o Cruz-Maltino foi campeão carioca da categoria de forma invicta, vencendo a Taça Guanabara e a Taça Rio.

Fábio Cortez teve contato com vários jogadores que depois se destacaram no profissional do Vasco ou foram vendidos para outros clubes, como Ricardo Graça, Andrey, Paulinho e Matheus Vital.

Ao lado do amigo Marcelo Cabo e do filho do treinador, Gabriel Cabo, Fábio Cortez atuou como auxiliar técnico do Vasco, na Série B 2021.
📷 Ao lado do amigo Marcelo Cabo e do filho do treinador, Gabriel Cabo, Fábio Cortez atuou como auxiliar técnico do Vasco, na Série B 2021. |Reprodução/Redes Sociais

Em março de 2021, ele foi convidado pelo amigo Marcelo Cabo para ser auxiliar permanente do time principal do Vasco, após a queda da equipe à Série B do Campeonato Brasileiro. Ele chegou a assumir o comando da equipe em alguns jogos, quando Cabo estava suspenso ou demitido.

No Remo, onde chegou por indicação de Marcelo Cabo no final do ano passado, ele assumiu o cargo de auxiliar técnico permanente, em substituição a João Neto Nasser, o Netão, que deixou o clube após 10 anos de serviços prestados. Na época, Netão recusou a proposta de ser analista de desempenho e optou por seguir a carreira de treinador.

Cortez chegou a comandar o Vasco como técnico interino, quando Marcelo Cabo estava suspenso ou após sua demissão.
📷 Cortez chegou a comandar o Vasco como técnico interino, quando Marcelo Cabo estava suspenso ou após sua demissão. |Divulgação/Vasco da Gama

METODOLOGIA UNIFICADA

Como auxiliar técnico, Fábio Cortez é responsável por auxiliar na preparação dos treinos, na análise dos adversários e na orientação dos jogadores durante as partidas, além de ter assumido a liderança o planejamento das divisões de base remistas.

Ele foi o responsável pela implementação do projeto de padronização do estilo de jogo em todas as categorias do clube. A ideia é que os atletas se acostumem com a forma de jogar que o clube deseja, desde a base até o profissional.

A metodologia uficada implantada por Cortez busca desenvolver o jogo propositivo, a fim de ter o controle da partida e ser o protagonista em todas as situações. Esse trabalho é feito em conjunto com as comissões técnicas da base e do futebol feminino, garantindo uma uniformidade na formação dos jogadores e jogadoras remistas.

"Através de práticas metodológicas, as comissões técnicas das categorias de base desenvolvem um trabalho semanal de documentação daquilo que está programado nos treinamentos, nossos microciclos, e através deles podem orientar e treinar os atletas de forma clara e precisa, tornando os treinos mais eficientes e programados para essa unificação de modelo de jogo”, explicou Cortez, no lançamento do projeto.

CHANCE DE SER CAMPEÃO

Agora, aos 49 anos, Fábio Cortez terá a oportunidade de mostrar seu trabalho como treinador principal do Leão Azul. E logo de cara, o treinador interino terá a missão de recuperar a confiança do elenco e da torcida, que esperam pela conquista do 48º título estadual.

Para tanto, terá que buscar a virada na partida de volta das finais do Parazão, uma vez que o Águia de Marabá venceu o jogo de ida, no Zinho Oliveira, por 1 a 0. Sendo assim, o time remista precisará de uma vitória por dois ou mais gols de vantagem. Caso devolva a derrota por um gol de diferença, a decisão será nas cobranças de pênaltis. Qualquer outro resultado é favorável ao Azulão.

Para a grande decisão desta sexta-feira, Cortez deve seguir a mesma ideia de jogo proposta por Marcelo Cabo, porém algumas alterações devem ser feitas na equipe, a exemplo da defesa que pode ter novidades.

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias