
Ídolo do Grêmio e um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro, Renato Gaúcho pode ter um destino inusitado em sua carreira a partir de 2026: o comando do Boca Juniors, da Argentina, segundo maior vencedor da história da Copa Libertadores. A informação foi divulgada pela rádio uruguaia El Espectador Deportes, através dos jornalistas Federico Buysan e Fabián Bertolini.
De acordo com a apuração, o nome de Renato está entre os preferidos da diretoria xeneize para assumir o comando técnico do clube após o fim do ciclo atual. O Boca busca um novo treinador desde a morte de Miguel Ángel Russo, no último dia 8 de outubro. Atualmente, o time é comandado interinamente por Claudio Úbeda, mas a tendência é que a comissão técnica não permaneça para a próxima temporada.
Conteúdo relacionado
Sem clube desde que deixou o Fluminense em setembro — após a eliminação na Copa Sul-Americana diante do Lanús —, Renato vê com bons olhos um projeto internacional. Pessoas próximas ao treinador afirmam que ele estaria aberto a trabalhar fora do Brasil. Curiosamente, enquanto é ventilado na Argentina, Renato Gaúcho parece fora dos planos dos presidenciáveis do Grêmio para 2026.
Tanto Odorico Roman quanto Paulo Caleffi, candidatos à presidência do clube gaúcho, não colocam o ex-comandante tricolor como prioridade em seus projetos. Além de Renato, outro nome que agrada à cúpula do Boca é o do uruguaio Diego Aguirre, atualmente no comando do Peñarol. Segundo a mesma rádio uruguaia, o presidente Juan Román Riquelme teria até ligado pessoalmente para sondar Aguirre.
Histórico vitorioso e possível reencontro com o passado
Renato Gaúcho tem uma relação especial com a Libertadores. Conquistou o torneio como jogador, em 1983, e como técnico, em 2017 — ambas as vezes pelo Grêmio. Sua experiência no torneio continental é vista como trunfo por dirigentes do Boca. Um possível acerto com o clube argentino também traria um elemento simbólico para os gremistas. Foi justamente o Boca Juniors, liderado por Riquelme, quem derrotou o Grêmio na final da Libertadores de 2007, dentro do Estádio Olímpico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar