
Líder isolado do Campeonato Brasileiro e dono do elenco mais valorizado do país, o Flamengo se deu ao luxo de poupar muitos titulares diante do Vasco, neste domingo, pelo Clássico das Multidões, disputado no Maracanã, pela 24ª rodada. A preocupação maior está em garantir uma vaga nas semifinais da Copa Libertadores, diante do Estudiantes, da Argentina.
O Flamengo saiu na frente e se surpreendeu com a reação do rival no primeiro tempo. No segundo, até tirou alguns craques do banco de reservas, porém, não conseguiu ir além do empate por 1 a 1, num clássico bem disputado e que fez a alegria das torcidas.
CONTEÚDO RELACIONADO
Este resultado deixou o Flamengo ainda na ponta, com 51 pontos, dois a mais do que o Palmeiras, que tem um jogo a menos – 22 a 23. Mas esta diferença não preocupa, porque o foco está mesmo no jogo de volta com o Estudiantes, quinta-feira, em Buenos Aires. Em casa, o time carioca venceu por 2 a 1 e agora tem a vantagem do empate.
O Vasco mostrou evolução, foi corajoso por muitos momentos e incomodou o rival por outros. Mas segue numa situação ruim na tabela, com 24 pontos, em 15º lugar. Agora não vence o rival há 12 jogos, desde 2023, com oito derrotas e quatro empates.
MARACANÃ LOTADO
A festa nas arquibancadas já estava garantida com as presenças das duas torcidas, a grande maioria flamenguista. Dentro de campo, o Vasco iniciou ‘bem ligado’, deixando claro quer não interpretaria apenas o papel de coadjuvante.
Mas logo na primeira estocada ao ataque, o Flamengo marcou seu gol, aos 10 minutos. A jogada começou com um chute longo de Everton Cebolinha, que fez uma trajetória descendente e explodiu no travessão.
A sobra ficou com Emerson Royal do lado direito, de onde saiu o cruzamento em direção à área. Bruno Henrique bateu, o goleiro Léo Jardim fez uma grande defesa ao dar um tapa na bola. No rebote, porém, entre três vascaínos apareceu Carrascal para completar às redes.
Este é o primeiro gol do colombiano com a camisa rubro-negra, escrevendo seu nome no tradicional ‘Clássico dos Milhões’. Mas Philippe Coutinho apareceu bem, chamando a responsabilidade para si.
VASCO FOI CORAJOSO
O Vasco quase empatou, aos 24 minutos, quando Puma Rodríguez desviou de cabeça e Rossi fez um verdadeiro milagre. O goleiro tocou a bola e ainda contou coma sorte, porque a bola tocou na sua trave esquerda e depois foi aliviada pela defesa.
Mas o Vasco continua determinado a se se superar e chegou ao empate aos 29 minutos. Coutinho cobrou escanteio na segunda trave e, desta vez, Rossi errou ao ameaçar tentar corta a bola e deu azar. Ela sobrou para o jovem Rayan, que cabeceou bem no ângulo. Seu primeiro gol num clássico profissional.
O Vasco queria jogo, tanto que Robert Renan e Cauan Barros se chocaram de cabeça. Apenas um deles ‘saiu vivo’ na disputa caseira, porque o médico vascaíno vetou a permanência no gramado de Robert Renan. Contrariado ele saiu de campo chorando, sob os protestos do técnico Fernando Diniz, que também não gostou do veto por concussão. Lucas Oliveira entrou.
TITULARES DO FLAMENGO EM CAMPO
O segundo tempo começou menos intenso. Como o Vasco não saiu para o jogo, logo o técnico Filipe Luís passou a usar alguns titulares, reforçando sua força ofensiva. Entraram Pedro, Samuel Lino e Arrascaeta. O volume de jogo aumentou e quase saiu o segundo gol, aos 19, quando Saúl chutou de fora da área e a bola, caprichosa, explodiu no travessão.
Nesta altura, o Flamengo era soberano e empurrava o Vasco para a defesa. Numa bobeira de Lucas Oliveira e Cuesta, que não aliviaram a bola na pequena área, quase que Pedro marcou de carrinho. Ele bateu fraco e Léo Jardim fez a defesa em cima da linha.
Era visível, porém, que o Flamengo estava pensando mais no duelo pela Libertadores. O empate parecia bom resultado, mesmo passando por algum risco, como aos 34, num chute de Matheus França que exigiu grande defesa de Rossi.
JOGOS PELO BRASILEIRÃO
Pelo Brasileirão, o Flamengo só volta a campo no outro domingo (28), diante do Corinthians, em São Paulo. O Vasco vai disputar dois jogos em São Januário nesta semana. Primeiro recebe o Bahia, quarta-feira, em jogo atrasado da 16ª rodada, e no sábado enfrenta o Cruzeiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar