
Na manhã deste sábado, 20 de setembro, Caio Bonfim se consagrou campeão mundial dos 20 km marcha atlética em Tóquio, cravando o tempo de 1h18min35. Com a vitória, ele passa a integrar o seleto grupo de campeões mundiais brasileiros no atletismo.
Bonfim agora se junta a Fabiana Murer — ouro no salto com vara em 2011 — e Alison dos Santos — campeão nos 400 metros com barreiras em 2022. Mais do que isso: com quatro medalhas em Mundiais, Caio se torna o maior medalhista do Brasil na história da competição.
CONTEÚDO RELACIONADO
Esta foi a segunda medalha de Caio no Mundial de Tóquio: ele já havia conquistado a prata nos 35 km. Além disso, soma bronzes nos 20 km em 2017 e 2023, e uma prata olímpica conquistada em Paris 2024. Com sua performance e a de outros atletas, o Brasil alcança sua melhor campanha em Mundiais de atletismo até hoje.
A prova dos 20 km foi marcada por uma reviravolta emocionante. Bonfim começou atrás, fora dos 25 primeiros colocados. Mas, a partir dos 30 minutos, começou a reagir, ganhando terreno e se aproximando dos líderes. Aos 54 minutos, atacou forte e chegou a assumir a ponta.
CHEGADA EMOCIONANTE
Apesar de uma queda de ritmo momentânea, Caio guardou sua melhor performance para os quilômetros finais. Enquanto rivais enfrentavam punições e problemas físicos, o brasileiro manteve a consistência e avançou com autoridade. Ao entrar no Estádio Olímpico de Tóquio, já estava isolado na liderança — e pôde comemorar, com merecimento, seu primeiro título mundial.
Bom dia só para quem é fã do campeão mundial na prova de 20 km da marcha atlética! 🏅
— Time Brasil (@timebrasil) September 20, 2025
Caio Bonfim, o ídolo de um país inteiro! 👏🇧🇷#TimeBrasil #Atletismo pic.twitter.com/x6zP9A5loH
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar