plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
RIO DE JANEIRO E NITERÓI

Brasil apresenta candidatura conjunta para sediar Pan de 2031

A candidatura dupla visa voltar os olhos do mundo novamente para o estado carioca, que sediou as Olimpíadas de 2016 e o Pan de 2007.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasil apresenta candidatura conjunta para sediar Pan de 2031 camera A escolha definitiva da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 acontecerá em outubro, durante assembleia da PanAm Sports em Santiago, Chile. | Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

O Brasil pode voltar a ser o centro dos olhares do mundo, especialmente dos apaixonados por esporte e de atletas de modalidades olímpicas por conta da notícia da última sexta-feira (8).

As cidades do Rio de Janeiro e Niterói deram um passo histórico ao apresentarem oficialmente sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A proposta foi apresentada aos eleitores dos comitês olímpicos dos países do continente durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports, realizada em Assunção, capital do Paraguai.

Leia também

A candidatura conjunta das duas cidades brasileiras terá como única concorrente a própria Assunção, no Paraguai. A decisão final sobre a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será tomada em outubro, durante assembleia da PanAm Sports marcada para Santiago, no Chile.

Quer receber mais notícias Olímpicas do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

O evento reuniu representantes dos 41 comitês olímpicos das Américas, que serão responsáveis pela escolha da cidade-sede da competição continental.

Proposta de desenvolvimento esportivo

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, destacou que a candidatura brasileira vai além da simples organização dos jogos. Segundo ele, caso o Rio de Janeiro e Niterói sejam escolhidos, será intensificado o intercâmbio entre os países americanos para o desenvolvimento esportivo.

"Nossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031", declarou La Porta, mencionando planos para seminários, clínicas e campos de treinamento para atletas, treinadores e dirigentes.

Infraestrutura e planejamento

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve presente na apresentação e destacou os diferenciais da candidatura carioca. Ele mencionou a ampla rede hoteleira da cidade e revelou planos para uma parceria público-privada visando a construção da vila pan-americana na zona portuária, próxima ao centro da cidade. "Junto com a hospitalidade, beleza e energia do nosso povo, há planejamento sólido e responsabilidade na gestão desse projeto", afirmou Paes.

Niterói: instalações já prontas

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatizou o legado que os jogos deixarão para todo o continente americano. Ele destacou o esporte como ferramenta de transformação social e integração entre os países.

A vice-prefeita de Niterói e medalhista olímpica de vela, Isabel Swan, acrescentou uma informação estratégica: a maior parte das instalações esportivas que serão utilizadas nos jogos já estão construídas e prontas para uso. "Poderemos focar no que mais importa: oferecer serviços de excelência e eventos-teste de alto nível", declarou Swan.

Comitiva de peso na apresentação

A candidatura brasileira contou com o apoio de uma delegação impressionante de personalidades do esporte nacional:

Dirigentes e Autoridades:

  • Agberto Guimarães (diretor do comitê de candidatura e medalhista pan-americano no atletismo);
  • Iziane Marques (secretária nacional de excelência esportiva do Ministério do Esporte e ex-atleta de basquete)
  • Yane Marques (vice-presidente do COB e medalhista olímpica no pentatlo moderno);
  • Emanuel Rego (diretor-geral do COB e campeão olímpico de vôlei de praia).

Convidados especiais:

  • Bernard Rajzman (medalhista olímpico de vôlei e membro do Comitê Olímpico Internacional);
  • Hortência Marcari (medalhista de ouro no basquete);
  • Thiago Pereira (ex-nadador e maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos, com 23 pódios).

Cronograma da decisão

A escolha definitiva da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 acontecerá em outubro, durante assembleia da PanAm Sports em Santiago, Chile. Os representantes dos 41 comitês olímpicos das Américas serão responsáveis pela votação que definirá se os jogos acontecerão no Brasil ou no Paraguai.

Os Jogos Pan-Americanos são a segunda maior competição esportiva das Américas, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos em termos de participação e relevância. A competição reúne atletas de todo o continente americano e serve como importante preparação para os Jogos Olímpicos.

Para o Brasil, sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 representaria uma oportunidade de consolidar ainda mais sua posição como potência esportiva continental e de utilizar o legado das Olimpíadas do Rio 2016 para um novo grande evento esportivo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias