plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SHOWS

Belém: Festival Aceita estreia grande

Em três dias, evento une atrações musicais, debates e oficinas para valorizar experiências LGBTQIAPN+

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém: Festival Aceita estreia grande camera Christian Chávez, do RBD, é uma das atrações | Divulgação

Maria Gadú, Carlos do Complexo, Gaby Amarantos, Sandra de Sá, Gloria Groove, Banda Uó, além de artistas internacionais como Billy Porter e Christian Chávez estão na programação do Festival Aceita, que acontece a partir desta sexta, 23, e segue até domingo, 25, no Espaço Náutico Marine Club.

O festival enaltece as memórias e vivências LGBTQIAPN+ amazônidas, com sua primeira edição e uma programação musical nacional e internacional, além de painéis e atividades pensadas para amplificar a conscientização do público. A parte musical do evento terá sua abertura marcada para hoje, 23, às 19h, agitando o público até às 01h40 de domingo.

No primeiro dia do evento, a programação musical é guiada pelo viés de ancestralidade. O show de Taynara Takua e Guajá (19h) abre a noite, seguido pela apresentação de Eloi Iglesias (20h), esquentando o público para a cerimônia de abertura (21h) com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e da secretária nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, Symmy Larrat. Os shows de Maria Gadú com Arthur Nogueira (22h), Sandra de Sá junto com Gigi Furtado (22h30), Flor de Mururé e Ventura Profana (00h30) completam o primeiro dia do festival, que será encerrado com o show do fenômeno do RBD, Christian Chávez (01h50).

No segundo dia, será o momento de enaltecer o tema da cosmovisão, começando com a MV Pokaroupas + Scarlety Queen (19h). Às 20h é a vez de Rawi + Lorena Simpson, seguida de Tiffany Boo + A Travestis (21h). O público poderá conferir ainda o desfile de moda “Rainha das Matas” (22h). Carlos do Complexo + Katu Mirim (22h20) se apresentam antes de um ato artístico, às 23h20. O line-up ainda traz Caio Prado (23h50), um fashion show (00h50) e, para completar a festa, Jaloo (01h30) sobe ao palco antes do headliner Billy Porter (02h30), estrela internacional da série “Pose”.

Domingo, 25, último dia do evento, o gancho “Família” norteia a programação que começa mais cedo, com o show do Boi Boiola + Carimbó Selvagem às 18h, que vai agitando a noite com as performances de Leci Brandão + Iara Mê, às 19h. Às 20h é a vez de Ilê Ayê com Jeff Moraes subirem ao palco e às 21h, da Banda Uó. Ainda tem Gaby Amarantos + Leona (23h30), Gloria Groove (00h30) e Aparelhagem Crocodilo (01h40).

Segundo Renan Fontana, diretor de Comunicação do festival, toda a programação foi pensada para trazer a Amazônia, o Pará e Belém ao centro do debate sobre festivais, cultura, e economia criativa. “Essa programação é pensada em dois eixos principais, que é o eixo cultural com as nossas apresentações, com os shows. Nesses shows a gente tentou, na nossa line, conciliar nomes do cenário nacional com nomes locais, como por exemplo, a gente tem um show do Ilê Ayê com Jeff Moraes, a gente tem Katu Mirim com Carlos do Complexo, são artistas que se complementam, mas que nunca tinham tido a oportunidade de trocar, dessa troca de conteúdo, de cultura, dessa troca de sabedorias”, explica.

Em paralelo às atrações musicais, o festival ainda confirma uma programação pautada pelos pilares da sustentabilidade, tecnologia, empreendedorismo, direitos humanos, moda, música, audiovisual e artes visuais.

“O festival também traz oficinas formativas, debates, mesas de discussão, que estão organizadas em oito ecossistemas que passam por audiovisual, artes visuais, direitos LGBTQIA+, empreendedorismo e tantos outros. Todos eles com o objetivo de movimentar a economia criativa amazônica”, diz Fontana.

Para os realizadores, as expectativas são altas sobre a representatividade do evento, ao colocar a pauta LGBTQIA+ como norteadora para a programação. “Nossa expectativa com essa primeira edição está muito de trazer essas vivências LGBTQIA+ para o centro do debate, de dar luz para elas, espaço, de tratá-las como elas são. São encantados e encantarias dessa terra tão rica, tão fértil e é nesse sentido que o festival se posiciona. A nossa expectativa é trazer essa arte, essa experiência e essa voz”, declara o diretor de comunicação.

  • Festival Aceita
  • Quando: 23, 24 e 25 de agosto
  • Onde: Espaço Náutico Marine Club, Av. Bernardo Sayão, 5232 – Guamá.
  • Ingressos: sympla.com.br/evento/ festival-aceita/2505996
  • Inscrições e informações sobre ECOS: festivalaceita.com/
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias