plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ROCK 13

Festival promove programação gratuita de verão em Mosqueiro

Edição histórica de 25 anos ocorre neste sábado,13, na Praia do Bispo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Festival promove programação gratuita de verão em Mosqueiro camera A Banda Morfina Punk tem a pegada punk rock com influências de hardcore melódico, grunge e rock alternativo. | Foto: Divulgação

Há 25 anos, o festival Rock 13 transforma a bucólica Mosqueiro, distrito de Belém, em ponto de encontro de fãs do punk, do metal e do hardcore. O evento será realizado no próximo sábado, 13 de julho, no Espaço Cultural Empata’s, localizado na Praia do Bispo.

Com a apresentação de nove bandas, a programação é gratuita e terá início a partir das 14 horas. Produzida de forma independente, a edição deste ano conta com o fomento cultural da Lei Paulo Gustavo, via Ministério da Cultura/Governo Federal.

Quer mais notícias sobre Música? Acesse nosso canal no WhatsApp

O festival se inspirou no Dia do Rock, celebrado mundialmente em 13 de julho. Além de levar o rock no nome, o Rock 13 também se propõe a democratizar o gênero musical e suas vertentes na capital paraense.

“É um espaço crítico, de reflexão. Aberto para bandas autorais que estejam produzindo, pensando a realidade”, afirma Daniel Tavares do Espaço Cultural Empata´s, um realizadores do projeto em parceria com a produtora Jambum.

Banda Briga de Bar foi formada em 2012 e ganhou popularidade na cena musical de Belém.
📷 Banda Briga de Bar foi formada em 2012 e ganhou popularidade na cena musical de Belém. |Foto: Divulgação

Comemorando um quarto de século, o festival também foca no futuro. Os planos são expandir mais e mais a cadeia produtiva artística, promovendo o contato, a vivência e a troca de experiências entre bandas e produtores. Além de incentivar a formação de uma nova geração de público.

“Já foi muito forte esse cenário de rock em Belém. Existem muitas bandas, mais do que a gente imagina, porque muitas bandas começaram a aparecer. Então, fazer esse festival de uma forma que tenha um mínimo de verba para a possibilidade da existência dele é muito importante para a gente. Já são 24 anos, e enfim conseguimos fomentá-lo de uma maneira que nos possibilita dar dignidade às bandas de rock autoral”, conta Joanna Denholm, da produtora Jambum. Conheça as bandas que irão tocar este ano:

Briga de Bar

O Briga de Bar foi formado em 2012, com a intenção de ser um projeto temporário, mas ganhou popularidade na cena underground de Belém, lançando duas demos subsequentes e abrindo para a banda Onslaught em 2017. Recentemente, lançaram o lyric video "Guerra Ideológica" com uma nova formação. A banda inclui Devyson Martes nos vocais, João Franklin no baixo, Vitor Hugo na bateria e Lucas Farias na guitarra.

Morfina Punk

A banda Morfina Punk, formada em 2005 em Ananindeua, caracteriza-se por um punk rock com influências de hardcore melódico, grunge e rock alternativo, e letras politicamente engajadas contra o fascismo do estado. Eles lançaram três álbuns completos e um single ao longo dos anos, destacando-se "Brasil Terceiro Mundo" (2006) e "Sábado Breu" (2022).

THC (Tocando Hardcore Cabuloso)

Fundada em 2016, a banda mistura punk hardcore com influências de hip hop. Já se apresentaram no Facada Fest em 2019 e 2023, além do Fábrikaos e do Rock na Chuva na praça Waldemar Henrique. Em 2024, lançaram o lyric video de "O Meu Dinheiro Não Vale Nada".

Babyloyds

Com mais de 30 anos de história, a Babyloyds emergiu da cena punk rock de Belém nos anos 80. A banda continua ativa e relevante, preparando um novo álbum para 2024, mantendo viva a essência do punk rock em suas composições.

Sistema Nervoso

Formada em 1997, a banda tem um estilo punk rock hardcore com letras de protesto social e político. A banda gravou dois EPs, “Tempos de Violência” (2018) e “Infinito Pesadelo” (2022).

Lambada Hit Combo

O duo paraense, formado em 2016, apresenta um show energético com referências à cultura local. Seu estilo único, o Death Brega, cativa o público com performances vibrantes e inusitadas.

Esquartejamento

Desde 2017, a banda de gore death metal old school é conhecida por sua sonoridade pesada e visceral. A Esquartejamento lançou uma demo e está compondo para o novo disco.

Contraponto

Com 16 anos de estrada, a Contraponto é uma banda de crust punk rápido e politizada formada por Paulin (vocais e guitarra), Laura (baixo) e Lipe (bateria). Tem três álbuns lançados: “Só a luta muda a vida” (2016), “Pagando o pato” (2018) e “Sentimentos modernos” (2022).

Soulmetal

Formada em 2015, a Soulmetal é uma banda de heavy metal clássica, com influência de grandes nomes do gênero como Accept, Metal Church, Helloween, Iron Maiden e Judas Priest. Em 2023, lançaram o primeiro EP, chamado de “The Darkside’s Forever” (2023), que teve boa repercussão, saindo em uma coletânea chilena.

Serviço:

O Festival Rock 13 será realizado neste sábado, 13, a partir das 14 horas, no Espaço Cultural Empata’s, localizado na Praia do Bispo, com a apresentação das bandas: Briga de Bar, Morfina Punk, Esquartejamento, Lambada Hit Combo, Sistema Nervoso, THC, Babyloyds, Contraponto e Soul Metal. A entrada é gratuita.

Para mais informações, podem acessar as redes sociais: @rock13empatas, no Instagram.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias