O reencontro mais aguardado do rock britânico finalmente acontece. Neste sábado (22), o Oasis volta aos palcos brasileiros após mais de 16 anos da última apresentação no país e do fim da banda. O grupo formado pelos irmãos Noel e Liam Gallagher faz o primeiro de dois shows no Morumbis, em São Paulo, ambos com ingressos esgotados. A segunda apresentação acontece no domingo (23).
Os portões do estádio abrem às 16h, e o show está previsto para começar às 21h. Para muitos fãs, a volta da banda parecia improvável, já que as brigas entre os irmãos são tão históricas quanto seus clássicos. Desde o anúncio da reunião, em agosto de 2024, persistia a dúvida sobre como a convivência sobreviveria até o reencontro com o público brasileiro. Até agora, a turnê mundial tem sido marcada por emoção e poucos atritos e até um recorde de consumo de cerveja em Wembley, no Reino Unido, onde o retorno aos palcos foi oficializado em julho.
Leia mais:
- Empresa de Virginia é condenada a pagar multa milionária
- Veja como era Juju do Pix antes de aplicar óleo mineral no rosto
A história de uma banda que virou fenômeno
Fundado em 1991, em Manchester, o Oasis se tornou um dos maiores expoentes do britpop dos anos 1990. Com mais de 75 milhões de discos vendidos, a banda conquistou o mundo com sucessos como Wonderwall, Don’t Look Back in Anger e Champagne Supernova, embalados pela personalidade explosiva dos integrantes.
A relação conturbada dos irmãos Gallagher, no entanto, sempre esteve no centro das atenções. Shows cancelados, insultos públicos e discussões durante turnês marcavam o cotidiano do grupo. Em 2009, após mais uma briga (que incluiu Liam quebrando uma guitarra de Noel) veio o rompimento definitivo. “Não consigo trabalhar com Liam por mais nenhum dia”, declarou Noel ao anunciar sua saída.
Quer ler mais notícias de fama? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Enquanto Liam seguiu carreira solo e integrou o Beady Eye até 2014, Noel formou a banda High Flying Birds. Apesar das trajetórias individuais, o nome Oasis nunca deixou de repercutir entre fãs de várias gerações.
Tretas, reconciliações e farpas
A lista de conflitos dos Gallagher não se restringe à banda. Eles protagonizaram alguns dos maiores embates da história do rock britânico, incluindo a guerra musical com o Blur nos anos 1990. Noel chegou a desejar, em entrevista, que integrantes do Blur “contraíssem Aids e morressem”, frase que repercute até hoje.
Os irmãos também colecionam comentários ácidos dirigidos a artistas como Radiohead, Coldplay, Adele, Ed Sheeran, Beyoncé e até Jay-Z, criticado por Noel por encabeçar o festival Glastonbury.
Ainda assim, em momentos recentes, Noel tem demonstrado uma trégua: “É ótimo estar de volta em uma banda com o Liam. Eu tinha esquecido o quanto ele é divertido”, disse em entrevista. O tom conciliador parece ter ajudado a impulsionar a reunião, anunciada em 2024 com a frase: “As armas se aquietaram. As estrelas se alinharam. A grande espera acabou.”
As influências de Noel e o som que move multidões
Principal compositor do Oasis, Noel Gallagher nunca negou suas inspirações. John Lennon, R.E.M., Velvet Underground e até jingles publicitários já serviram de referência. Algumas faixas renderam processos resolvidos fora dos tribunais, mas Noel sempre tratou as semelhanças com humor.
Para o público, pouco importa: os riffs, dedilhados e melodias fazem parte da trilha sonora de vidas inteiras.
O que deve tocar no Brasil
Desde o reencontro, a banda tem mantido um setlist consistente de 23 músicas, com pequenas variações e homenagens, como a que fizeram a Diego Maradona na Argentina, exibindo o craque no telão durante Live Forever.
Provável setlist no Morumbis:
- Hello
- Acquiesce
- Morning Glory
- Some Might Say
- Bring It On Down
- Cigarettes & Alcohol
- Fade Away
- Supersonic
- Roll With It
- Talk Tonight
- Half the World Away
- Little by Little
- D’You Know What I Mean?
- Stand by Me
- Cast No Shadow
- Slide Away
- Whatever
- Live Forever
- Rock ’n’ Roll Star
Bis:
- The Masterplan
- Don’t Look Back in Anger
- Wonderwall
- Champagne Supernova
Ouça alguns clássicos:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar