A valorização da arte e do patrimônio histórico ganha destaque na agenda cultural da capital paraense, com iniciativas que aproximam o público dos espaços museológicos da cidade.
A Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) promove, nesta sexta-feira, (9) a primeira edição de 2026 do circuito "Uma Noite no Museu", com uma programação que inclui diferentes espaços culturais de Belém, reunindo exposições fotográficas, mostras imersivas e visitas aos museus.
A programação tem como objetivo fortalecer a aproximação do público aos equipamentos culturais do Estado e valorizar a diversidade artística e histórica presente nos museus paraenses. As atividades acontecem simultaneamente em diferentes pontos da capital com atividades gratuitas.
No Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, o público pode visitar as exposições "Do Rio ao Mar", do fotógrafo paraense Luiz Braga, e "Belém Refigurada". O Museu do Forte do Presépio participa com visitação ao acervo arqueológico de povos originários, na Sala Guaimiaba.
O Museu de Arte Sacra apresenta as exposições fotográficas de "Cilmate Elders", na Galeria Fidanza, além da mostra "Caminhos para Belém" (O amor que flui como água), no hall da galeria. Já o Museu do Círio integra a programação com a exposição "Círio: Festa em Movimento".
“'Uma Noite no Museu' é um projeto extremamente efetivo da Secult, que incentiva o acesso gratuito do público aos espaços que compõem o Sistema Integrado de Museus. A iniciativa permite conhecer as exposições, promove a interação do público e reforça a valorização da cultura,” destaca o diretor do Museu de Arte Sacra, Emanuel Franco.
Entre a programação, o Museu do Estado do Pará segue com a exposição “Você já escutou a Terra?”, além do vídeo mapping "Antropofagia Mapping", projetado na área externa do museu a partir das 17h. No mesmo espaço, acontece a performance "Urutau-cinza verde mata". Já na capela do museu, às 19h, o público poderá acompanhar uma programação especial.
A programação segue no Centro Cultural Palacete Faciola e no Museu da Imagem e do Som (MIS), com a exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" e a exibição do filme "Um dia qualquer", a partir das 19h. Outro espaço participante é o Parque Cemitério Soledade, que oferece visitação ao sítio histórico.

Quer saber mais notícias de entretenimento e cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp
No Museu das Amazônias, o público pode conferir a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, além da mostra imersiva Ajuru.
Também participam da Noite no Museu o Centro Cultural Banco da Amazônia (Basa), com as exposições "Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak", "Habitar a Floresta e Clima: o Novo Anormal"; o Museu da Polícia Militar, com exposição permanente sobre a história da corporação; a Galeria de Arte da UFPA no Complexo Mercedários, com a mostra "Terra Incógnita, notas amazonianas" e o Museu da UFPA, com a conversa com o fotógrafo Reinaldo Silva Jr. sobre o seu mais novo livro "Entre as Águas, em Meio à Floresta", às 19h.
Serviço:
- Uma Noite no Museu
- Data: 09/01/2025 - Sexta-feira
- Horário: 18h às 22h
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar