A capital paraense volta a receber nesta terça-feira (28) uma mostra especial sobre a expedição ao Oiapoque, realizada no ano passado. A exposição, que reúne fotografias, registros e trabalhos produzidos durante a jornada, será inaugurada na Galeria Graça Landeira, na Universidade da Amazônia (Unama), a partir das 19h.
A abertura faz parte da programação do I Congresso Internacional Strictu Sensu Unama – COP 30, evento que será realizado entre os dias 28 e 30 de outubro. A cerimônia de abertura do congresso ocorrerá às 15h, no auditório Mufarrej, seguida da apresentação interna da exposição, por volta das 17h.
Congresso
O tema central discute as "Mudanças Climáticas e Relações Sociedade-Natureza". A abertura será às 15h, no Auditório David Mufarrej, campus Alcindo Cacela. O evento é aberto ao público e vai até 30 de outubro.
Durante a cerimônia, será entregue a comenda "UNAMA COP30" para o governador Helder Barbalho, entre outras autoridades. Participarão da outorga o presidente do Grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz, e a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo.
O Congresso Stricto Sensu tem o intuito de intensificar os debates sobre a crise ambiental e os impactos na Amazônia. Em sua 1ª edição, a programação faz alusão à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) - dando notoriedade a temas pertinentes sobre o meio ambiente e biodiversidade.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Belém sedia XV Encontro Nacional Corpo Freudiano
- Museu das Amazônias lança sistema para agendamento de visitas em grupo
Nos últimos anos, a Universidade da Amazônia intensificou políticas de preservação e conscientização ambiental, as quais integram o calendário da COP Universitária. Para a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, o Congresso demonstra o resultado positivo das ações afirmadas ao longo do ano. "É um grande orgulho encerrar, com chave de ouro, o calendário da COP30 na Universidade da Amazônia. Essa é a constatação de que, por meio da ciência e educação, é possível construir um futuro sustentável e digno para as futuras gerações", pontua.
Programação - Pela manhã da terça-feira (28), às 9h, acontece a oficina "Descomplicando a Inovação: da ideia ao Framework", na sala E-402, da UNAMA Alcindo Cacela. Às 17h, o Museu de Arte da UNAMA abre a exposição "... na floresta dos signos e das coisas...". A mostra é supervisionada pelo professor Mariano Klautau, do Programa de Pós-Graduação em Comunicações, Linguagens e Cultura (PPGCLC).
Ainda no dia 28, às 18h30, o Auditório David Mufarrej recebe a mesa "Mudanças climáticas e relações sociedade-natureza". A palestra faz referência ao tema central do Congresso. O bate-papo conta com os palestrantes: Rosecélia Castro (UNAMA); Valter do Carmo Cruz (UFF- Universidade Federal Fluminense); Chistian Nunes da Silva (UFPA). A moderação é feita pela professora Ivana Oliveira (UNAMA).
Na quarta-feira (29), às 9h, a UNAMA realiza a instalação do protótipo biotecnológico "SANDRO", no Parque Estadual do Utinga. A implantação é em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR-Bio. O equipamento permitirá que os visitantes tenham acesso a serviços locais, incluindo streaming, jogos e cursos.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
O Congresso Stricto Sensu encerra na quinta-feira (30). Neste período, serão desenvolvidas atividades de ambiente acadêmico e externo. Os participantes terão a oportunidade de assistir painéis que fortalecem o conhecimento sobre sustentabilidade, crise ambiental e o papel acadêmico global.
Para conferir a programação completa pode ser acessada no site da Instituição.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar