plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CULTURA E DIVERSIDADE

Primavera dos Museus leva programação cultural a Canaã dos Carajás

Em sua 19ª edição, o evento contará com exposições, mostras de filmes e rodas de conversas. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Primavera dos Museus leva programação cultural a Canaã dos Carajás camera Filme Boiuna - Longa de Adriana de Faria. | Foto: Divulgação

O município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, será palco de uma intensa programação cultural pela 19ª Primavera dos Museus, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A mostra “Procura-se: vivo ou encantando” é uma das exposições abertas ao público nesta sexta-feira (19). O projeto, contemplado pelo Edital Casa Aberta Amazônia Paraense, faz uma homenagem a indígenas que marcaram a história de Abya Yala, nome ancestral para o continente americano - por sua luta e resistência desde os processos coloniais até os dias atuais.

À frente das atividades está a Casa da Cultura, equipamento vinculado ao Instituto Cultural Vale (ICV). A exposição é composta por 15 retratos heroicos de indígenas de diversas regiões das Américas, com destaque para vozes historicamente silenciadas: mulheres e pessoas indígenas LGBTQIA+. Cada imagem traz uma breve biografia, o contexto do território que defenderam, e uma frase motivacional inspiradora, formando uma narrativa visual poderosa.

“A Primavera dos Museus mostra a importância que os equipamentos culturais têm para suas comunidades. E a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás entra nessa missão, promovendo uma programação na qual a arte é veículo para refletirmos sobre temas como as mudanças climáticas. Dessa forma o Instituto Cultural Vale reforça seu compromisso em promover a transformação social por meio da sua atuação no campo artístico”, pontua Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da Casa da Cultura.

A mostra é uma espécie de chamado à memória, à valorização da diversidade e ao combate ao apagamento histórico dos povos originários. As obras serão organizadas em cinco colunas de três imagens cada, com uma imagem central motivacional unificando a exposição. Como ponto alto da experiência, haverá uma performance de dança contemporânea e poesia, inspirada nas crenças espirituais dos povos Tupinambá e afro-indígenas.

Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp

A performance convida o público à reflexão e conexão sensorial com as cosmologias ancestrais. Ao final, o projeto promove uma roda de conversa sobre identidades indígenas em aldeias e centros urbanos, conduzida por lideranças e artistas, incluindo a distribuição de uma cartilha anti-racista elaborada por Moara Tupinambá.

Filme O Reflexo do Lago - Longa de Fernando Segtowick.
📷 Filme O Reflexo do Lago - Longa de Fernando Segtowick. |Foto: Divulgação

Também contemplado pelo Edital Casa Aberta, o projeto “Noite Cultural da Vila de Umarizal” apresenta ao público de Canaã dos Carajás uma atividade cultural que enquanto fortalece a identidade negra, combate o racismo e valoriza a cultura quilombola, incentivando o respeito à diversidade e à ancestralidade da comunidade. A programação envolve apresentações de dança afro, desfiles com roupas e acessórios inspirados na estética africana e afro-brasileira, além de performances artísticas, música e momentos de reflexão sobre o cuidado com o corpo, o cabelo e a autoestima da população negra.

Procura-se: vivo ou encantado

Data: 19 de setembro de 2025

Horário: 19h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Público: Livre

Noite Cultural da Vila de Umarizal

Data: 26 de setembro de 2025

Horário: 19h

Local: Sede Comunitária do Quilombo de Umarizal

Público: Livre

Confira a programação completa na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

9ª Mostra de Cinema da Amazônia

Entre os destaques apresentados estão produções como A Queda do Céu (Eryk Rocha), Segredos de Putumayo (Aurélio Michiles), Boiuna (Adriana de Faria) e O Reflexo do Lago (Fernando Segtowick). Segundo o idealizador Eduardo Souza, a mostra busca formar público, ampliar a visibilidade do cinema amazônico e levar as produções para além das salas tradicionais, alcançando cidades que raramente têm acesso a esse conteúdo.

Data: 24, 25 e 26 de setembro de 2025

Horários: 9h às 12h e 14h às 17h30

9ª Mostra de Cinema da Amazônia – Sessão Infantil

A sessão infantil apresenta sete curtas-metragens que unem imaginação, aprendizado e emoção, com histórias que abordam meio ambiente, brincadeiras, sentimentos e diversidade cultural. A iniciativa busca encantar as crianças, estimular a criatividade e promover reflexões por meio da arte cinematográfica.

Data: 24 setembro de 2025

Horário: 19h

Local: Praça Virgem de Guadalupe, (em frente à Casa da Cultura de Canaã dos Carajás)

4ª edição do Zimba Carajás – Festival de Carimbó de Parauapeba, em Canaã

De 22 a 27 de setembro de 2025, o Festival estará em circulação pelos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás. Criado em 2020, nasceu da necessidade de dar maior visibilidade ao Carimbó; mas em 2025, amplia sua proposta e reúne três grandes expressões da cultura popular: Carimbó, Capoeira e Brega. A programação conta com vivências com mestres e mestras, oficinas de percussão, dança e confecção de instrumentos tradicionais, além de uma feira de economia criativa.

Data: 26 de setembro de 2025

Horário: 19h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias