plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Paraenses se destacam no Prêmio Jabuti Acadêmico

1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico destaca obras científicas e profissionais brasileiros

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Paraenses se destacam no Prêmio Jabuti Acadêmico camera Os paraenses premiados na categoria "Ciência de Alimentos e Nutrição" do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, contribuíram com artigos que enaltecem a biodiversidade amazônica e reforçam a relevância do Pará na pesquisa científica nacional. | Reprodução

Na noite de 6 de agosto, o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, foi palco da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, uma celebração inédita dedicada às obras científicas, técnicas e profissionais no Brasil. Entre os destaques da premiação, que consagrou vencedores em 29 categorias, estão os paraenses que brilharam na categoria "Ciência de Alimentos e Nutrição" com o livro “Brasil em 50 alimentos”, de Jorge Duarte e colaboradores, que celebra os 50 anos da Embrapa.

O livro, que conquistou o primeiro lugar na categoria, conta com a participação de renomados cientistas e jornalistas, incluindo profissionais da Embrapa Amazônia Oriental, sediada em Belém. Entre os paraenses premiados estão as jornalistas Kélem Cabral e Ana Laura Lima, além de Vinícius Braga, gaúcho radicado no Pará.

Representando o Pará e a Amazônia

Kélem Cabral, contribuiu para dois artigos no livro: um sobre o “Cacau” (pg. 79) e outro sobre o “Cupuaçu” (pg. 151). Ana Laura Lima, também marcou presença com dois artigos, abordando a “Castanha-do-brasil” (pg. 127) e a “Pimenta-do-reino” (pg. 277). Já Vinícius Braga, que também faz parte da Embrapa Amazônia Oriental, foi coautor do artigo sobre o “Açaí” (pg. 25).

CONTEÚDO RELACIONADO:

Reconhecimento nacional

A vitória na 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico não só celebra a excelência dos profissionais envolvidos, mas também coloca em evidência a riqueza dos produtos amazônicos e o trabalho fundamental realizado pelos cientistas e jornalistas da região. O livro “Brasil em 50 alimentos” oferece uma visão abrangente e detalhada da biodiversidade e do potencial da agroindústria nacional, com especial destaque para a contribuição amazônica.

Orgulho para o estado

A presença dos paraenses entre os premiados no Jabuti Acadêmico é motivo de orgulho para o estado e reforça a importância da pesquisa e da comunicação científica na valorização dos produtos locais. Ao trazer à tona temas essenciais para a economia e cultura amazônicas, Kélem Cabral, Ana Laura Lima e Vinícius Braga contribuem para o reconhecimento nacional do Pará como um polo de excelência na ciência e na comunicação.

Quer mais notícias de Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp.

A premiação não só celebra os melhores trabalhos acadêmicos do país, mas também fortalece o papel do conhecimento como motor de desenvolvimento para a sociedade. Para o Pará, a conquista destes profissionais no Prêmio Jabuti Acadêmico é um marco que reflete a importância e a relevância da região no cenário nacional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias