plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SÓ ALEGRIA

A folia já começou com tudo em Belém com Eloi Iglesias

Fim de semana reserva shows, bailes e blocos para todos os públicos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia A folia já começou com tudo em Belém com Eloi Iglesias camera Decano do Carnaval paraense, Eloi Iglesias faz shows no Sesc | (Foto: Reprodução / Instagram)

O Carnaval só começa oficialmente no próximo fim de semana, mas desde agora, tudo é folia, com blocos, bailes e programações carnavalescas para todos os públicos, a partir desta sexta-feira. Hoje, às 19h, no palco do Centro de Cultura Sesc Ver-o-Peso, “O Carnaval Chegou” é o show que o artista multimídia Eloi Iglesias apresenta, abrindo a programação temática da época preparada pelo Sesc em diferentes municípios paraenses.

Personalidade marcante nos carnavais paraenses, onde por vários anos comandou o Bloco do Fofó, Eloi não deve deixar de fora do repertório marchinhas clássicas e outros ritmos carnavalescos, e claro, a irreverência que sempre faz parte de suas apresentações.

No domingo, 4, o 1º Grito do Carnaval será no Sesc Ananindeua, abrindo caminho para o Bailinho de Carnaval voltado ao público infantil, no dia 8, e para o CarnaSesc, no dia 11, quando também ocorre o Baile CarnaSesc em Santarém.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Na programação infantil, na quinta, 8, a partir das 16h, haverá apresentação de banda, bloquinhos, concurso de fantasias e brincadeiras.

INFANTIL

Em Belém, o público infantil tem onde cair na folia desde hoje, com o Bloco “Filhos do Quintal”, organizado pelo Espaço Mamãe Fulltime, voltado para atividades lúdicas e educativas para crianças. Das 9h às 12h desta sexta, o bloquinho fará um circuito saindo do espaço e passando pela rua dos Pariquis e avenida Serzedelo Correa. O bloco sai conduzido pelo Bala Trio e vai contar com a presença do sambista Arthur Espíndola, embalando os pequenos com axé, samba, pagode e frevo.

Na programação, que continua no sábado, 3, ainda tem oficinas carnavalescas, ateliê para customização de abadá, musicalização, pintura corporal e banho de espuma.

Outro espaço infantil que decidiu fazer seu carnaval é a CasaRoca Brinquedos Educativos. Por lá, neste sábado, 3, de 9h às 12h, tem bailinho com o artista Pedro Bolha e suas bolhas de sabão, animação com pernaltas, palhaços, bailarina e personagens, para animar a folia da criançada.

“O bailinho de Carnaval é a primeira vez que tem, mas normalmente a gente faz já programações no final de semana, normalmente sábado”, explica a proprietária Carolina Redig. Cada criança receberá um “Kit Folia”, com confetes e serpentinas, e participa ainda de concurso de fantasias.

NOSTALGIA

Nesta sexta-feira ainda tem baile para reviver os antigos carnavais de salão, com muito confete, serpentina, marchinhas e sambas-enredo. É o que promete o Baile à Fantasia - De Volta ao Carnaval de Salão, a partir das 22h, no salão de eventos do Bar Municipal, no Umarizal.

“A ideia do nosso baile é sempre resgatar o verdadeiro carnaval de salão, que não existe mais. O repertório é sempre das músicas tradicionais de carnaval, da marchinha, do frevo, dos sambas de carnaval. O público pode esperar a alegria de sempre das nossas festas. Tentamos passar aquela coisa boa que o carnaval de salão, os grandes bailes que os clubes promoviam, traziam para nós”, adianta o baterista João Bererê, idealizador do baile, e que junto com Jorge Silva (vocal), Maisena (baixo) e Celso Vaughan (teclado), forma a banda que vai animar os foliões.

Quer saber mais notícias de entretenimento e cultura? Acesseo nosso canal no WhatsApp

A festa está na sua oitava edição, parou por dois anos devido à pandemia, mas está de volta trazendo a alegria. “No repertório, não pode faltar ‘Cidade maravilhosa’, ‘Aurora’, ‘O teu cabelo não nega’, ‘Um mundo maior’, de Pixinguinha, sambas antigos da Portela e Salgueiro, ‘Tá chegando a hora’, tradicionalíssima para encerrar o baile”, enumera Bererê, que também avisa: “O início do baile é sempre com o ‘Zé Pereira’, abertura tradicional de qualquer baile de Carnaval dos anos 1940, 1950, 1960, 1970...Isso é religioso, não tem para onde correr”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias