Neste Natal, em meio a várias opções de presentes, muitas pessoas optam pelos aparelhos eletrônicos e elétricos, de TV’s a dispositivos portáteis como o smartphone, por exemplo. Por isso, ao escolher novos aparelhos, é importante estar atento à eficiência energética e à segurança desses produtos.
Aparelhos instalados ou usados de maneira incorreta podem causar desperdício de energia elétrica e até provocar acidentes. Portanto escolher bem os aparelhos e saber usá-los é fundamental. Ao comprar um novo eletrodoméstico, por exemplo, é importante observar o selo Procel do produto, pois os avaliados com selo A são mais econômicos e eficientes energeticamente.
Quem pretende comprar smartphones ou tablets, deve sempre lembrar de tirar o carregador da tomada quando não estiver sendo utilizado, assim como a Tv, que mesmo desligada pelo controle, consome energia. Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na conta de luz, mas, acumulado com outros eletrônicos, a somatória pode resultar em um gasto de 10% ou mais do custo da fatura de luz mensal.
É importante também, ao comprar esses produtos, verificar as especificações técnicas e se o aparelho possui proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Além disso, é recomendado adquirir aparelhos eletrônicos com tecnologia LED, pois proporcionam maior eficiência energética, ajudando a economizar energia e reduzir o impacto ambiental.
Segundo Pricila Hinvaitt, da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, essas dicas são importantes para que o presente não se torne um gasto desnecessário no futuro.
“O período que antecede o Natal é de intenso movimento no comércio e os eletrônicos ganham destaque como presentes. É importante ter cuidado ao escolher os produtos para que o consumo não represente um gasto excessivo no orçamento familiar. Sempre vale ficar atento ao selo Procel e às especificações de cada aparelho”, destaca Pricila.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar