plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
128 ANOS

Emílio Goeldi tem entrada gratuita nesta terça-feira (15)

Além disso, terá uma programação especial durante todo o mês de agosto.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Emílio Goeldi tem entrada gratuita nesta terça-feira (15) camera O Parque zôobotanico é o mais antigo do Brasil. | Divulgação

Nesta terça-feira (15), dia da Adesão do Pará a independência do Brasil, o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi completa 128 anos. Para celebrar a data, uma programação com diversas atividades especiais em diferentes dias. No dia 15, a entrada ao Parque será gratuita e no dia seguinte (16) os primeiros visitantes serão recepcionados com brindes.

A maior parte das atividades acontecem no dia 20 de agosto, no Domingo é Dia de Ciência, na área da Sumaumeira Jovem, próximo ao portão da 9 de Janeiro. Todos os visitantes poderão se reunir para cantar parabéns ao Parque do Museu Goeldi com o tradicional Bolo de Flores, formado por mudas de várias espécies e que, ao final, são distribuídas ao público.

+ Ministra anuncia R$ 10 milhões para o Museu Goeldi

+ Câmara Federal debate problemas do Museu Emílio Goeldi

Os destaques desse domingo serão os alunos do Clube do Pesquisador Mirim e a Coleção Didática Emília Snethlage, com animais que fizeram história no Zoobotânico, como o jacaré-açu Alcino, a onça Bemp, o gavião real, a ariranha e a preguiça. Mas também teremos histórias geológicas da Amazônia, com mostras de fósseis encontrados nesta região.

E se prepare para mais histórias desse coração verde de Belém: os funcionários mais antigos do Zoobotânico mostrarão seus instrumentos de trabalho e compartilharão suas experiências de cuidados com o ambiente, a fauna e a flora do Parque do Goeldi. E a história dos mestres no uso dos recursos naturais da Amazônia? Você também terá chance de conversar e conhecer os produtos de quem trabalha com polpas e sucos de frutas, além das comidas típicas locais.

O coordenador da programação, o educador Luiz Videira, explica: “vamos utilizar os recursos didáticos que temos relacionados ao Parque. Então durante a semana, vamos trabalhar as visitas programadas que vão dar um destaque para a parte histórica do lugar e o Domingo é Dia de Ciência será todo direcionado para o Parque Zoobotânico”.

Atrações especiais – A partir do dia 15 de agosto, o público visitante poderá conferir informações sobre três ícones do Parque (sendo um vegetal, um animal e um monumento): a árvore Samaumeira, a ave cabeça seca, e o cientista Jacques Huber. Haverá painéis especiais expostos ao lado da Samaumeira, da foto do cientista e no local onde geralmente a ave Cabeça Seca, um dos animais mais longevos do Zoobotânico, pode ser visto passeando - o Lago dos Tambaquis.

No dia 24/08, está marcada uma trilha noturna em que serão abordados a fauna e a flora do Parque Zoobotânico: adaptações morfológicas que alguns seres vivos apresentam para o ambiente noturno e informações científicas sobre animais e plantas em suas relações com a cultura popular amazônica.

“Durante a visita noturna, o veterinário do Zoobotânico, Antônio Messias Costa, irá apresentar e conduzir a visita para mostrar alguns pontos da fauna e da flora durante o período da noite, para possibilitar a visita de grupos de estudantes de EJA (Educação de Jovens Adultos) que nem sempre têm a oportunidade de visitar o Parque”, adianta Luiz Videira.

Outra atividade é um grupo de diálogos sobre as memórias do público com o Parque e suas mudanças ao longo do tempo, que acontecerá em visitas agendadas a partir do dia 16/08. Os visitantes poderão trazer alguma lembrança de visitas anteriores ao espaço (fotos de passeio, estudos, além dos famosos retratos sobre o cavalinho, algum brinquedo ou objeto, contar algum fato familiar, etc.). O objetivo é promover uma troca de lembranças a partir destas referências para dialogar sobre os 128 anos de abertura deste lugar de memória: o Parque Zoobotânico.

SERVIÇO

Aniversário de 128 anos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi

Terça-feira, 15/08: Entrada das 9h às 16h (Entrada gratuita)

16/08 a 24/08: Programação Especial

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, Av Magalhães Barata, 371 - São Braz

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias