plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
POVOS ORIGINÁRIOS

Projeto Moquém Mairi promove festival de Saberes Ancestrais

A programação do evento reunirá nomes como Ailton Krenak, Márcia Mura, Negô bispo e outras lideranças, a partir da próxima quinta-feira (20), em Belém. As inscrições são gratuitas!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto Moquém Mairi promove festival de Saberes Ancestrais camera Além de palestras, rodas de conversas, vivências práticas, o evento também contará com uma feira de produtos da cultura alimentar dos povos ancestrais. | Divulgação

Com uma programação composta por palestras, rodas de conversas, vivências práticas e feira com produtos de cultura alimentar, o projeto “Moquém Mairi: diversos mundos, diversas economias” se volta para a sociobioeconomia em torno das produções indígenas, quilombolas, agroecológicas e culturais dos interiores,

O objetivo do evento, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2022, no Museu do Estado do Pará (MEP), visa debater e movimentar a economia a partir da cultura dos povos ancestrais, por meio das artes, pinturas, cultura alimentar, literatura e outras formas, trazendo como resultado uma economia coletiva que abraça e distribui saberes e a retomada de territórios.

LEIA TAMBÉM:

Manoel Cordeiro retorna aos palcos com "Baile do Papai"

Belém vai sediar encontro inédito no Rock Nacional

Idealizadora do projeto, a ativista e pensadora indígena Tainá Marajoara reforça a importância de manter viva a cultura e as técnicas dos ancestrais para o futuro.

“No mesmo período em que batemos recorde de devastação da Amazônia e morte de lideranças. Nós acendemos nosso moquém como um esperançar em defesa dos conhecimentos, saberes e de celebração da nossa existência enquanto artistas e fazedores culturais, que fazem do seu modo de vida os seus circulares econômicos”, declara.

Tainá, que faz parte do povo originário Aruã Marajoara, também explica a escolha do nome do projeto criado em 2018. “Moquém chega para falar do tempo, da celebração da ancestralidade de ensinamentos para o futuro, vem para manter viva a técnica ancestral e o bem viver. E Mairi, por sua vez, celebra a permanência das culturas e a memória dos povos nessas terras, hoje, chamadas Belém, a Mairi Tupinambá”, finaliza.

O Moquém Mairi contará com uma extensa programação de palestras e oficinas sobre as culturas dos povos originários.
📷 O Moquém Mairi contará com uma extensa programação de palestras e oficinas sobre as culturas dos povos originários. |Divulgação

CULTURAS ALIMENTARES

Partindo do entendimento de que as culturas alimentares também fazem parte das culturas ancestrais, os organizadores do Moquém Mairi procuram reafirmar a importância de processos econômicos justos e descentralizados e da cultura alimentar para a justiça climática e defesa da Amazônia, com as raízes fincadas em comidas livres de agrotóxicos e transgênicos e repletos de sabedoria dos povos amazônicos.

Por esse motivo, ao longo do festival, uma feira com produtos e alimentos elaborados com originalidade e afeto será disponibilizada para o público. Todos produzidos de modo comunitário e agroecológico.

PARTICIPANTES

Entre os participantes do evento, estão lideranças indígenas, quilombolas, ativistas alimentares, e renomados pesquisadores como o líder indígena, ambientalista e filósofo, Ailton Krenak; a escritora e artivista, Márcia Mura; o fundador da primeira rádio indígena do país, Anapuaka Tupinambá; a pesquisadora e artista, Naine Terena; o poeta e escritor quilombola, Negô Bispo e muito mais.

A proposta do encontro é celebrar a ancestralidade, que cultiva as histórias originárias, populares e tradicionais. Compartilhando saberes diversos, e mantendo viva a técnica por meio de valorização das raízes da nossa cultura. E também pautar novos mercados, economias emancipatórias e novas formas de distribuição e geração de renda a partir dos ativos culturais

INSCRIÇÕES

Os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário, no link oficial do Moquém Mairi. Como a participação é gratuita, basta preencher o formulário disponível no endereço eletrônico.

PROGRAMAÇÃO

DIA 20/10

Sala Moquém Mairi

15h - 18h: Oficina Etnomídia e Empreendedorismo Indígena, com Anapuaka Tupinambá - No Pátio do Palácio.

18h: Abertura Moquém Mairi com Márcia Mura, Iacitatá e REDE RAMA.

DIA 21/10 - Moqueadas

Sala Moquém Mairi: Valentias Poéticas

10h-12h Ailton Krenak (líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor), e Márcia Mura (escritora e artivista).

14h - 16h: Cultura Alimentar, Sistemas Alimentares Justos, Sóciobioeconomia ou a Sindemia Global. (José Sebastião, Tatiana Sá, José Romano, Carlos Ramos, Edgar Amaral, Tainá Marajoara, MST).

16:30 -18h: Artes Cosmopolíticas, Outras Economias e Justiça Climática (Célio Torino, Naine Terena, Joyce Cursino e Magno Cardoso, Miguel Chikaoka)

18:15 - 19:30h: Confluências da Contra Colonização Nego Bispo e Mestra Laurene Ataíde

DIA 22/10 - Moqueadas

Sala Moquém Mairi

09 -11h: Comunicação e narrativas contra-hegemônicas: Tatiana Almeida do Joio e o Trigo; Anapuaka Tupinambá da Rádio Yande; Pedro Neto da Amazônia Real; Roberta Brandão do Coletivo de Comunicação da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

11 - 13h: Palavra de Mestra: roda de confluências entre Mestres e Mestras de Cultura

Sala Moqueada de Futuros

10h - 12h:

Contra Narrativas de Arte e Consumo - Pesquisa sobre consumo e conceitos da arte indígena - Oficina Naine Terena

Feira dos Povos

Produtos de cultura alimentar e da Agroecologia, livre de agrotóxicos, transgênicos e produzidos de modo justo e com respeito ao meio ambiente.

20/10: 15h 20h

21/10: 09h - 19h

22/10: 09h - 13h

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias