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PRODUÇÃO AMAZÔNICA

Circuito Jambu debate influência dos virais na área cultural

Encontro desta sexta-feira (2) promove discussão sobre a produção cultural amazônica e sua relação com a internet nos dias atuais.

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Imagem ilustrativa da notícia Circuito Jambu debate influência dos virais na área cultural camera Encontro desta sexta (2) debate relação entre produção cultural na Amazônia e redes sociais. | Divulgação

Com características singulares, a região amazônica é berço de diversas práticas culturais distinas, construídas desde os tempos dos nativos até os dias atuais, por isso é tão lembrada e aclamada por várias pessoas Brasil afora.

Como forma de entender a complexa dinâmica do fazer cultural amazônico, estão sendo realizados debates semanais no contexto dos "Diálogos Culturais", promovido pelo Circuito Jambu Multicultural.

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Nesta sexta-feira (2), a terceira noite do encontro promove a discussão da temática “A produção cultural na era dos algoritmos: quem não hita não vende?” e traz como convidadas a rapper Bruna BG e a criadora da página Manga Poética, Tiane Melo. O evento contará também com um set especial do DJ Azul.

A programação ocorre no Núcleo de Conexões Na Figueredo, em Belém, a partir das 18h. A entrada é gratuita.

JAMBU MULTICULTURAL

O encontro é uma das programações do Circuito Jambu Multicultural 2022, que realiza diversos tipos de ações. O projeto é coordenado pela professora Regina Lima, da Faculdade de Comunicação da UFPA.

“Quando selecionamos os temas para os diálogos, buscamos trazer assuntos que devem ser cada vez mais debatidos pelas fazedoras e fazedores de cultura da nossa região. O momento de emergência cultural que vivenciamos enfraqueceu o setor da cultura no Brasil e no mundo. Agora, precisamos reunir as pessoas que movimentam essa área em nosso país e pensar novas estratégias para restabelecer a produção. Ter acesso à cultura é um direito da população é papel também do poder público propor políticas de acesso”, explica a coordenadora.

De acordo com a docente, o tema busca refletir sobre as transformações no setor e na produção cultural a partir do consumo pelas plataformas digitais.

"As redes sociais se tornaram as principais vitrines para o trabalho de fazedores e fazedoras de cultura. Isso abriu um caminho mais fácil para que as produções possam ser compartilhadas. No entanto, esses espaços têm se tornando cada vez mais concorridos", pontua.

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