Entre os diversos prejuízos causados pelo período de pandemia, a aprendizagem de crianças e adolescentes foi um dos mais visíveis. A educação da maioria das crianças de bairros como o Guamá ficou seriamente comprometida com a suspensão das aulas presenciais. Pensando nisso, alguns artistas do bairro decidiram agir para conseguir levar o conhecimento e a arte diretamente ao público mais prejudicado.
O projeto da “BikeTeca” foi idealizado pelo Grupo Trupe Teia durante o pico da pandemia, momento em que as bibliotecas comunitárias do bairro se encontravam de portas fechadas. A biblioteca sobre a bicicleta foi criada com o objetivo de ser uma alternativa para continuar levando leitura e cultura para a população do bairro do Guamá, indo de porta em porta.
Além de levar livros até a porta de casa da comunidade, a Biketeca também leva diversas atividades culturais. “Durante o auge da pandemia, o espaço cultural ‘Nossa Biblioteca’ estava fechado e as crianças não podiam vir emprestar livros, então a Biketeca surgiu como estratégia de levar os livros até a casa delas junto com contação de história, teatro, dança e música”, explica uma das idealizadoras e produtora do projeto, Alana Lima.
Lançamento da BikeTeca
Como forma de gerar renda para o bairro, a Biketeca foi totalmente projetada e construída por profissionais e moradores do próprio bairro do Guamá. O lançamento do projeto será realizado no próximo sábado (25), iniciando através de um cortejo que sairá do Espaço Nossa Biblioteca e percorrerá as ruas do bairro até a Praça Benedito Monteiro.
O cortejo cênico de lançamento contará também com o empréstimo de livros e ao final com diversas atividades e programações. “Como a nossa bicicleta é grande, iremos fazer jus ao tamanho dela, o lançamento será um cortejo pelas ruas do Guamá, onde a gente irá emprestar livros durante o trajeto e fazendo palhaçada até chegar ao local da apresentação”, explica Mônica Torres, produtora e atriz brincante do projeto.
O projeto faz parte do Edital de Multilinguagens da Secult/Pa - Lei Aldir Blanc - Cultura Urbana e Periférica
Trupe TEIA
Coletivo criado em 2019, a partir de inquietações comuns sobre o modo de pensar e fazer arte na cidade, a Trupe reúne 7 arteiros das artes cênicas, visuais e da música. A comicidade, o teatro de invasão e a improvisação são os pilares de pesquisa e produção da trupe, que atualmente desenvolve trabalhos a partir do conceito de Teatro de Cortejo. Divididos entre o bairro do Guamá, em Belém, e dois municípios do Marajó, as intervenções da trupe partem de experimentações de rua, de Palhaçaria e de arte-educação. Entre as ações da trupe, se destacam o experimento cênico "Enquadrados", apresentado em 2020 no Festival Jambu Live; os diversos cortejos cênicos pelas ruas do Guamá e o espetáculo "Histórias de um Viajante", contemplado pelo edital de Teatro da Secult - Lei Aldir Blanc Pará.
Serviço:
Cortejo cênico de lançamento da Biketeca - "Chá revelação Biketeca"
Dia: 25/09
Hora: 18h
Ponto de saída: Espaço Cultural Nossa Biblioteca - 25 de junho, 214.
Chegada na Praça Benedito Monteiro - Barão De Igarapé Miri Com Tv. Ezeriel.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar