plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
ASSUSTADOR

Assista ao trailer do filme inspirado na lenda paraense do Vira Porco

Curta-metragem foi lançado na última quinta-feira (10), no YouTube

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Assista ao trailer do filme inspirado na lenda paraense do Vira Porco camera Filme é baseado em uma das mais populares lendas de Igarapé-Miri | (Divulgação)

O Coletivo Audiovisual Anima Lendas, formado por um professor e estudantes da rede pública de ensino de Igarapé-Miri, lançou no último dia 10 de julho, no YouTube, o curta-metragem Vira Porco, baseado em relatos de moradores da cidade localizada no nordeste do Pará.

Dirigido pelo professor Railson Wallace, o filme conta com um elenco composto exclusivamente por adolescentes da rede pública de Igarapé-Miri. A produção traz à tela uma das lendas mais populares do município: o Vira Porco da Matinha.

A narrativa se passa na noite de Finados do ano de 1989 e retrata, com riqueza de detalhes, aspectos culturais, religiosos e sociais da época, incluindo figurinos de época, cenários característicos das casas e ruas da cidade e uma trilha sonora autoral com batidas dos anos 80 e ritmos regionais, como a toada, em uma atmosfera de mistério e horror.

Conteúdo Relacionado

Gravado inteiramente em Igarapé-Miri, o filme é uma produção 100% local, com a participação exclusiva de profissionais da própria cidade, reforçando o compromisso do coletivo com a valorização dos talentos mirienses.

Desde sua criação em 2015, o Anima Lendas vem desenvolvendo um trabalho relevante no resgate do folclore de Igarapé-Miri. Em quase uma década de atuação, o coletivo já produziu materiais diversos sobre as lendas locais, como entrevistas com moradores idosos, postagens em blogs, livros, quadrinhos, peças teatrais, documentários e três curtas-metragens (Lobisomem, Matinta Perera e Vira Porco). Também realizou expedições para registrar histórias da zona rural do município.

A produção de Vira Porco contou com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A lenda do Vira Porco é muito popular no Nordeste no Pará e fala de uma maldição que transforma homens ou mulheres em criaturas híbridas de humana e porco, que perseguem pessoas durante as noites de lua cheia. A única forma de se livrar da maldição é transmiti-la a outra pessoa.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

O trabalho do Coletivo Anima Lendas já recebeu reconhecimento nacional e internacional. Em 2022, foi premiado na Regeneron ISEF, a maior feira de ciências do mundo, realizada em Atlanta, nos Estados Unidos. Também foi premiado com um 1° Lugar na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP) e recebeu uma menção honrosa no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Brasília.

O coletivo já prepara seu próximo projeto cinematográfico, que terá como tema a lendária figura do Boto, outro ícone do folclore amazônico.

Assista:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias