plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NA TAÇA #124

Festival gastronômico é mais que comida: é patrimônio e orgulho

No DOLCast desta semana, Fábio Sicília mostra como os festivais gastronômicos são mais que comida: são palco de cultura, economia e pertencimento.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Festival gastronômico é mais que comida: é patrimônio e orgulho camera ARTE/DOL

Um festival gastronômico pode até parecer apenas uma reunião de pratos saborosos para encher a barriga, mas a missão vai muito além disso. No novo episódio do Podcast Na Taça, o chef, sommelier e chocolatier Fábio Sicília explica que o verdadeiro objetivo desses eventos é valorizar ingredientes, produtores e tradições, transformando a culinária em patrimônio cultural.

Na conversa, Fábio provoca comparações com a Europa, onde países como Itália, França e Espanha transformaram pratos simples, como a massa ao molho de tomate, o queijo e o vinho ou as tapas, em símbolos nacionais respeitados no mundo todo.

Ouça aqui o episódio completo:

NA TAÇA #124

Festival gastronômico é mais que comida: é patrimônio e orgulho

Por DOL -

Festival gastronômico é mais que comida: é patrimônio e orgulho

E quando o assunto é Amazônia, ele não deixa dúvidas: temos uma fartura capaz de emocionar qualquer estrangeiro. Açaí, jambu, peixes e cacau são apenas alguns exemplos de ingredientes que carregam história e afeto. “Mas se a gente não contar nossa própria história com orgulho, sempre vai ter alguém de fora tentando contar por nós”, alerta Fábio.

O episódio também traz uma reflexão crítica sobre o papel dos festivais: não basta criar eventos sofisticados, é preciso dar voz a quem está por trás da comida como pescadores, agricultores, tacazeiras, bombonzeiras e cozinheiros. “Um festival é um teatro de sabores, onde cada prato é uma peça e cada especiaria, um verso. É ali que transformamos ingredientes em patrimônio e cozinha em identidade”, reforça.

Para Fábio, o Pará tem tudo para ser protagonista no banquete do mundo, desde que valorize sua própria cultura. “Se lá fora o azeite tem passaporte diplomático, por que o nosso açaí não pode ser embaixador da Amazônia? O risco é simples: se não colocarmos nossa voz no centro, ouviremos nossa história contada com outro sotaque. E a alma precisa ser nossa.”

Fábio Sicília é chef de cozinha, sommelier e chocolatier por formação e um profundo estudioso dos sabores. A vasta experiência em harmonizações e conhecimento profundo de vinhos acrescentam uma camada de sofisticação e prática às discussões sobre paladar e escolhas alimentares.

O DOLCast “Na Taça” é atualizado todas as sextas-feiras no Dolcast com as dicas do chef de cozinha, sommelier e chocolatier Fábio Sicília sobre vinhos, gastronomia e suas harmonizações e lógico, algumas boas viagens.

Festival gastronômico é mais que comida: é patrimônio e orgulho
📷 |ARTE/DOL
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Na Taça

    Leia mais notícias de Na Taça. Clique aqui!

    Últimas Notícias