Em um momento em que muitos profissionais buscam estabilidade e novas oportunidades no setor público, a Marinha do Brasil abriu um novo processo seletivo para quem deseja ingressar no Serviço Militar Voluntário (SMV), para diferentes regiões do país.
A seleção, que ocorre todos os anos, voltou a movimentar interessados de várias áreas profissionais, especialmente pela ampla oferta de vagas para a corporação militar, que totalizam 520 oportunidades e pela remuneração atrativa de R$ 9 mil.
Conteúdo Relacionado
- Concurso Caixa: edital passa por nova retificação. Confira!
- Candidatos do CNU têm até esta terça (25) para enviar títulos
O processo é voltado para candidatos com formação superior e idade entre 18 e 41 anos completos até o momento da incorporação. As vagas estão espalhadas entre os nove Distritos Navais, contemplando formações como administração, comunicação social, enfermagem, engenharia, direito, medicina, educação física, odontologia, psicologia, serviço social, informática, nutrição, meteorologia, veterinária, entre diversas outras.
A Marinha também disponibiliza oportunidades em áreas específicas como inspetoria, vistoria e segurança do tráfego aquaviário. No Norte e Nordeste, assim como no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, há vagas em praticamente todos os estados. No Pará, por exemplo, candidatos também poderão participar do processo por meio do 4º Distrito Naval.
As inscrições já estão abertas e seguem até 8 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site oficial da Marinha. Para se inscrever, o candidato deve selecionar no mapa o Distrito Naval onde deseja atuar. A taxa de participação é de R$ 140.
A seleção contará com várias etapas, começando pela prova objetiva, marcada para 22 de fevereiro. O exame terá 40 questões para a maioria das áreas, enquanto candidatos a medicina responderão a 50 perguntas. Após essa fase, os classificados ainda passarão por verificação documental, inspeção de saúde, teste físico e análise de títulos.
Quer saber mais de concurso? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Os aprovados começam atuando por um período inicial de um ano, com possibilidade de renovação por períodos anuais, podendo chegar ao limite máximo de oito anos de serviço como oficial temporário.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar