![Mais do que uma imagem fofa e carinhosa, há ciência por trás desta ação de aconchego. Imagem ilustrativa da notícia Você sabe o que é atendimento humanizado em saúde?](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/700000/640x360/DOL-capa-2_00705690_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F700000%2FDOL-capa-2_00705690_0_.jpg%3Fxid%3D1755805&xid=1755805)
Está vendo o polvinho roxo de crochê fazendo companhia para o bebê, na foto aí em cima? Mais do que uma imagem fofa e carinhosa, há ciência por trás desta ação de aconchego. O bichinho promove inúmeros benefícios para o relaxamento e desenvolvimento dos recém-nascidos, principalmente, os que são atendidos em unidades de terapia neonatal.
Estudos mostram que essas pelúcias ajudam a melhorar a oxigenação, o batimento cardíaco, além de promover calma e aconchego para o bebê. Feitos com fios de algodão, os tentáculos macios evitam que os bebês puxem fios e sondas da incubadora e contribuem para que o recém-nascido encontre uma posição melhor, chore menos e, com isso, perca menos peso.
O polvinho de pelúcia é uma das práticas humanizadas de maior destaque da primeira edição da Feira de Humanização, promovida pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará, entre 21 e 25 de março, em Marabá.
Mais do que promover a cordialidade em um ambiente de saúde, o atendimento humanizado envolve uma série de procedimentos que visam o bem-estar e a plena recuperação dos pacientes.
![Ação lúdica desenvolvida com as crianças internadas.](https://cdn.dol.com.br/img/inline/700000/767x0/criancas_00705690_0_.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2Finline%2F700000%2Fcriancas_00705690_0_.jpg%3Fxid%3D1755808%26resize%3D380%252C200%26t%3D1720454567&xid=1755808)
Voltada para reforçar a cultura da humanização na unidade, o evento contou com palestras, apresentação de cases e dinâmicas de grupo entre os profissionais. “A feira deu visibilidade aos 30 projetos e ações permanentes de humanização desenvolvidas aqui no hospital, que se desdobraram em 332 atividades durante o ano de 2021”, disse a analista de Humanização, Flávia Fernandes.
Além do polvinho, ela destacou outros projetos, como o Espera Humanizada, que promove orientações de saúde para os usuários, e a brinquedoteca, que desenvolve ações lúdicas com crianças internadas.
Durante a Feira, os pacientes do hospital receberam adesivos higienizados com a frase “Eu sou o amor de alguém”, ação que buscou sensibilizar sobre a condição do paciente em reabilitação. “São pessoas que têm uma vida fora da unidade e familiares aguardando a sua volta”, observou Flávia.
Pertencente ao Governo do Pará, o Hospital Regional do Sudeste do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do Brasil.
Valdemir Girato, diretor Hospitalar, observa que o modelo de humanização desenvolvido pela Pró-Saúde e aplicado nas unidades é parte dos valores institucionais da entidade.
![O evento contou com palestras que disseminaram as diretrizes da politica.](https://cdn.dol.com.br/img/inline/700000/767x0/Pro-saude_00705690_1_.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2Finline%2F700000%2FPro-saude_00705690_1_.jpg%3Fxid%3D1755809%26resize%3D380%252C200%26t%3D1720454567&xid=1755809)
“As ações de humanização realizadas regularmente auxiliam na melhoria clínica dos pacientes, já que atuar com um olhar voltado para as necessidades individuais de cada um contribui na aceitação e na adesão ao tratamento proposto”, ele disse.
A Pró-Saúde possui sua própria Política de Humanização, que vale para todas as unidades sob gestão, tendo como referência a versão nacional do documento.
Além das ações em curso, a política da Pró-Saúde estabelece diretrizes para que todas as dúvidas de pacientes e acompanhantes sejam sanadas. Também orienta sobre a promoção dos direitos do paciente e incluem ações junto aos profissionais. “O conceito de humanização tem benefício que alcança todos os públicos dentro de um hospital”, acrescentou Valdemir.
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