plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Belém espera receber 160 chefes de Estado durante a COP 30

Expectativas para a realização da COP 30 em Belém em 2025 envolvem a previsão da presença de 160 líderes mundiais em solo paraense para o evento internacional.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém espera receber 160 chefes de Estado durante a COP 30 camera Belém vai receber dezenas de delegações internacionais para a COP 30 | Reprodução/Agência Pará

Secretário extraordinário para a COP 30 Valter Correia, que esteve em Belém semana passada para acompanhar e visitar as obras de infraestrutura que estão sendo feitas para o evento, disse que a previsão é que algo em torno de 160 chefes de Estado participem da conferência em novembro do ano que vem. Afirmou que todo o trabalho vem sendo articulado de maneira eficiente pelos governos federal, estadual e municipal para que a COP na Amazônia seja uma das melhores e maiores realizadas. “Temos que preparar muito bem a cidade para receber todas as delegações que farão os debates e discussões sobre o clima”, disse Correia.

PRAZOS

O secretário participou na cidade de uma roda de negócios com o setor hoteleiro da capital, já que a hospedagem é um dos grandes gargalos para a realização do evento, onde foram debatidas linhas de financiamento e soluções para as dívidas do setor. Outra preocupação é a dragagem do canal em frente ao porto de Belém para ancorar os grandes cruzeiros que chegarão para a COP 30. Segundo Valter o cronograma precisa ser cumprido antes da conferência e para que, de fato, deixem um legado importante para a capital paraense. “Não podemos correr o risco que obras iniciem e não terminem como ocorreu na Copa do Mundo no Brasil, trazendo prejuízos para as cidades”, lembra. Segundo o secretário a programação vem sendo cumprida à risca.

MOVIMENTAÇÃO

A OAB Pará lança no final da tarde de hoje no plenário da entidade o “Projeto MovimentAção”, que pretende diminuir a morosidade, aprimorar e agilizar a prestação jurisdicional. Os advogados e advogadas poderão informar a OAB-PA, por um aplicativo específico, os processos que estão parados há mais de 180 dias, devendo comprovar e justificar a situação. A ordem, por sua vez, oficiará a Secretaria e/ou juízo e demandará a Corregedoria dos Tribunais via Procuradoria de Prerrogativas. O projeto busca colaborar com o poder judiciário, fornecendo pleitos específicos e informações acerca do desempenho dos tribunais, defendendo os interesses da advocacia e da sociedade civil.

PESCA

O Pará sedia de amanhã à sexta-feira na Sedap a reunião ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Continentais das Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia (CPG NORTE), que integra a rede institucional de pesca do país, e vinculado à Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O comitê subsidia o Governo Federal na formulação, avaliação e apoio para o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira. Esta é a segunda vez que o Pará sedia o evento que este ano terá um dia dedicado a discutir a redução nas capturas de camarão na Bacia Hidrográfica do Marajó e Baixo Tocantins.

RELAÇÕES

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) recebeu semana passada o Embaixador do Canadá, Emmanuel Kamarianakis para discutir estratégias para estreitar as relações econômicas entre o Estado e o país. Durante a reunião, foram tratados temas bilaterais como bioeconomia, exportação, mineração, transição energética, inovação tecnológica e investimentos. O encontro contou com a presença de sindicatos da indústria e empresários. O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Canadá nas Américas, depois dos EUA e do México. O comércio de mercadorias entre Canadá e Brasil totalizou US$ 13,3 bilhões em 2023, aumento de quase 6% em relação ao ano anterior.

Linha Direta

  • Com o setor de serviços se mobilizando atrás de dinheiro com a ajuda dos governos estadual e federal, o Banco da Amazônia vem empacando o financiamento para hotéis e restaurantes, dando prioridade apenas ao FNO. A reclamação é justa e geral.
  • A Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 16 cidades afetadas por desastres. Estão na lista os municípios de Castanhal e São Miguel do Guamá, que foram castigados por fortes chuvas.
  • Um veículo motor home, que funciona como uma casa, com placa de fora do Brasil, estacionou este final de semana na Doca de Souza Franco com Travessa Tiradentes, puxou a mangueira da fossa e despejou impunemente fezes e urina no meio da avenida. O fedor ficou insuportável. Ao ver um transeunte fotografando o ato, o dono do veículo ligou o motor e saiu em disparada.
  • A defensora pública Mônica Belém será empossada às 17h de hoje no cargo de Defensora Pública-Geral do Estado do Pará. A cerimônia ocorre na Assembleia Legislativa do Estado do Pará na presença de defensores públicos, servidores e autoridades do poder legislativo, executivo e judiciário estadual.
  • Ocorre amanhã no CCBS a cerimônia de implantação do primeiro curso de doutorado acadêmico em Enfermagem da região Norte, oferecido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias