Com foco em financiamentos para a Amazônia, um debate reúne amanhã (28) em Belém o representante do BID, Eduardo Sierra, o representante da ONU, Haroldo Machado, e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’ de Almeida, com os presidentes do Banco da Amazônia e Banpará. No encontro, promovido pela Associação Brasileiro de Desenvolvimento, serão discutidos temas como inovação, bioeconomia e agronegócio sustentável na Amazônia. A associação reúne 34 instituições financeiras no Sistema Nacional de Fomento (SNF).
SENADO
O estudante Ariel Barbosa Corrêa, de 17 anos, da Escola de Ensino Médio Álvaro Adolfo da Silveira, em Santarém, na região de Integração do Baixo Amazonas, foi o aluno selecionado pelo programa Jovem Senador 2023 no Pará, realizado pelo Senado Federal. O resultado foi anunciado no sábado (24), quando a coordenação nacional do programa anunciou o nome do vencedor durante a festa junina da escola. Agora, o estudante vai participar da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília, de 21 a 25 de agosto, como Jovem Senador representante do Pará.
GENTIL
O governador Helder Barbalho assinará hoje o termo de cessão de uso do imóvel do Colégio Gentil Bittencourt, juntamente com a diretora-presidente da Associação Beneficente Filhas de Sant’Ana. O contrato, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), tem por finalidade a utilização do imóvel como instituição de ensino. A vigência será de 10 anos a partir da data de assinatura. A cessionária deverá disponibilizar, no mínimo, 30 vagas de bolsa integral para atender alunos da rede pública de ensino a serem indicados pela Seduc.
POLÊMICA
Em função de declarações dadas a um radialista, em canal do YouTube, quando insinuou suborno a árbitros para beneficiar o Remo durante o histórico tabu de 33 jogos sobre o rival Paysandu, o benemérito azulino Sérgio Dias será alvo de uma ação de banimento na reunião desta semana do Conselho Deliberativo. A entrevista gerou revolta entre sócios e conselheiros, que decidiram apresentar o pedido de punição sumária. Em áudios postados na internet, Dias alega que se sentiu provocado pelo entrevistador e que agiu “em defesa das cores azulinas”.
FARMÁCIA
A Fundação Santa Casa foi premiada no Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar com um trabalho pioneiro realizado por uma equipe do hospital, cuja abordagem é a alta farmacêutica para os pacientes em uso de antirretrovirais na prevenção do HIV. O projeto, intitulado “Alta Farmacêutica Assistida”, está inserido no combate à transmissão vertical de mães para recém-nascidos. A iniciativa ajuda no tratamento dos primeiros 30 dias de vida do recém-nascido, para que ele tenha uma vida saudável e, se feito corretamente o protocolo, não venha a adquirir o vírus.
ACIDENTE
Dois passageiros de um ônibus da viação Ouro e Prata morreram em consequência de um acidente ocorrido no domingo à tarde, na rodovia BR-163, no município de Trairão. O ônibus, que fazia a rota entre Porto Alegre (RS) e Santarém, colidiu com uma carreta, por volta das 16h. As vítimas fatais foram José dos Santos Ribeiro e Maria Santa Cândida do Nascimento. Seis outros passageiros do ônibus ficaram feridos e foram levados para o hospital municipal de Trairão.
LINHA DIRETA
Duas universidades particulares - com campi em Belém e no interior do estado - pertencentes a um mesmo grupo devem anunciar uma série de demissões durante a semana. Ambas serão fundidas em uma única marca, o que servirá de justificativa para o corte de pessoal, principalmente entre os professores.
No dia 13 de agosto, um domingo, o festival “Vamos Passear”, promovido pela Brasilprev, chega a Belém com programações no Mangueirão incluindo caminhada, bike e corrida infantil, além de outras diversas atrações gratuitas, com momentos de diversão e bem-estar para todas as idades. Inscrições pelo www.vamospassearbr.com.
O mercado regulado de carbono tem potencial para movimentar cerca de R$ 128 bilhões em receitas no Brasil, segundo estudo realizado pelo governo brasileiro em parceria com o Banco Mundial.
Devido à relevância ambiental e econômica do tema, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou ao governo federal esta semana uma proposta para a implementação de um sistema regulado de comércio de emissões de carbono no Brasil.
O Centro de Ciências e Planetário do Pará da Uepa realizará, amanhã, quarta-feira, 28, às 15h, a primeira sessão de cúpula interativa produzida especificamente para pessoas surdas, intitulada “O Céu de Belém em Libras”, além de visita guiada por duas intérpretes.
A programação será voltada para os alunos do curso de Letras Libras da Uepa e visa promover para a comunidade surda o interesse pela astronomia, além de viabilizar a interação entre o público surdo e ouvinte que visita o Planetário.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar