Com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento econômico e socioambiental do Estado, uma comitiva de representantes do setor produtivo e político foi recebida em Brasília, ontem, pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, presidente em exercício, devido à viagem do presidente Lula à China. Segundo Alex Carvalho, vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), o encontro serviu para apresentar as principais demandas econômicas, sociais e ambientais do Estado.
PROPOSTAS
Intermediado pelo deputado federal Aírton Faleiro (PT-PA), a audiência mostrou a receptividade do governo federal aos pontos apresentados pela comissão. Além da área empresarial, o setor industrial também foi representado pelo empresário e vice-presidente da Fiepa, Clóvis Carneiro. Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), Lutfala Bitar, a expectativa é de que o encontro represente, entre outros avanços, a retomada do processo de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Barcarena.
NAZARÉ
Recomeçam nesta semana, de 14 a 16 de abril, as visitas da Imagem Peregrina de Nazaré a paróquias que compõem a região episcopal de Sant’Ana. A programação integra a agenda oficial do Círio de Nazaré. A visita de sexta-feira, 14, começa com missa na Paróquia Sant’Ana, às 12h. Após a missa a imagem será levada à sede da Defensoria Pública, à capela do colégio Santo Antônio e ao Hospital da Ordem Terceira. O périplo se encerra à noite, com a chegada ao santuário S. Judas Tadeu, onde permanece em vigília noturna de missas e orações.
ESCOLA
A Secretaria Municipal de Educação entrega hoje, 12, à comunidade do Barreiro, a escola de educação infantil e fundamental Comandante Klautau, que foi totalmente reformada com investimento de R$ 1.300.000,00. A obra foi uma das demandas definidas para atender o Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac) nas plenárias do Programa Tá Selado, em 2021. A Comandante Klautau é a 21ª unidade a ser entregue, de um total de 83 que passam por reformas e reconstrução, por causa do abandono a que foram submetidas na gestão anterior.
MEGAFONE
As mensagens bíblicas são sempre bem-vindas, mas, quando são transmitidas aos berros e amplificadas dentro de um ônibus lotado, podem se tornar desrespeitosas. Enquanto os passageiros buscam chegar o mais rápido possível ao trabalho ou aos seus lares, os ônibus têm sido utilizados por pregadores munidos de megafone, indiferentes às regras de sossego e silêncio. Além disso, as mensagens muitas vezes ofendem outras crenças e tradições. Ontem, em ônibus da linha Icoaraci, um religioso criticava o uso de velas em cerimônias religiosas.
PATRIMÔNIO
Por determinação da Controladoria Geral da União, a Coordenadoria do Patrimônio Imóvel da UFPA e gestores dos 18 polos do Instituto Federal do Pará (IFPA) iniciaram na segunda-feira, 10, o Curso Básico de Avaliação de Imóveis e Gestão Patrimonial para servidores formados em arquitetura, administração pública e engenharia, na sede do IFPA, na avenida João Paulo II, em Belém. As aulas são ministradas por servidores de carreira, professores, mestres e doutores capacitados no Brasil, na Argentina e na Espanha.
LIXÕES
Belém sedia, até o próximo dia 13 de abril, um evento que discutirá o problema que aflige todos os Estados brasileiros: a erradicação de lixões. A iniciativa é da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública e o evento acontece no Parque da Ciência e Tecnologia Guamá, da UFPA, com apoio do Governo do Estado. Três pilares são abordados: erradicação de lixões, implantação de aterros sanitários e valorização de resíduos. Um dos nomes confirmados é o de Neyson Mendonça, professor da UFPA e mestre em Saneamento.
PIRARUCU
Um estudo desenvolvido em 2022, com análise de 62 amostras de pirarucu, apontou concentração média de mercúrio de 0,19 mg por quilo, abaixo dos limites estabelecidos pela legislação, que é de 1,00 mg/kg para consumo de peixes carnívoros. A análise se concentrou em pirarucus do Projeto de Assentamento Extrativista Tapará, em Santarém. Os resultados são relevantes diante do cenário de desinformação, que dissemina a ideia de que todos os peixes dos rios Tapajós e Amazonas estariam contaminados, em função de atividades garimpeiras ilegais.
PLANEJAMENTO
A UFPA será sede do XX Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), que reúne pesquisadores e pós-graduandos de áreas dedicadas aos estudos urbanos e regionais. O encontro discute a diversidade dos cenários urbanos e regionais e a necessidade de soluções para o desenvolvimento. A comissão organizadora conta com os pesquisadores José Júlio Lima, Raul Ventura, Ana Cláudia Cardoso, Juliano Ximenes Ponte, Mirleide Chaar Bahia e Armin Mathis.
O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou requerimentos para tentar solucionar os problemas de infraestrutura e pessoal que ameaçam o funcionamento do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Em um deles, solicita à ministra Luciana Santos, da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, informações sobre a urgência de restauração de três prédios históricos da entidade e recintos de animais, além da possibilidade de realização de concurso público.
Segundo dados recentes da Embratur, entre abril e dezembro deste ano estão programados 9,7 milhões de assentos em voos internacionais com destino ao Brasil. Se comparado ao mesmo período do ano passado, há previsão de crescimento de 26%.
O MPF no Pará abriu ontem, 11, prazo de 15 dias para que instituições de ensino que oferecem cursos de nível superior candidatem-se a convênio que permite aos alunos concorrerem a vagas de estágio no MPF.
Estão previstas vagas para estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Direito nas unidades do órgão em Belém, Marabá, Santarém e Altamira.
O Indicador de Inadimplência do Produtor Rural da Serasa Experian revelou que, em março deste ano, 27,4% desses trabalhadores estavam com o nome em vermelho no país. Houve oscilação de 0,4 pontos percentuais em comparação com o último levantamento, de novembro de 2022.
A geração própria de energia solar abastece mais de 51,2 mil consumidores no estado do Pará, de acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
A região possui atualmente mais de 45,5 mil conexões operacionais da fonte fotovoltaica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, espalhadas por 142 cidades, ou 98,6% dos 144 municípios paraenses.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar